19/05/2020 6:24 pm

Governo realiza Formação em Práticas Laboratoriais para professores da Rede de Tempo Integral

Professores da Rede de Tempo Integral participam de formação virtual

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, na tarde de segunda-feira (18), a Formação em Práticas Laboratoriais para os professores de física dos Centros Educa Mais e unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A iniciativa foi realizada através da plataforma Google Meet, em parceria com o Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa (Cidepe).

A formação teve como objetivo orientar, preparar os professores e dar subsídios para a relação com as práticas laboratoriais relacionadas à área da mecânica. Os contemplados do primeiro momento formativo foram educadores que ministram aulas para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello, ressaltou que a formação é um trabalho permanente. “É uma ferramenta que tem trazido muitos resultados para a educação do Maranhão. Essa capacitação foi a primeira online, mostrando que mesmo em tempos de pandemia continuamos o trabalho de formação continuada. A ação também foi pioneira entre Educa Mais e IEMA constituindo de fato, uma Rede de Tempo Integral”, ressaltou.

Profissionais da empresa Cidepe ministram formação para educadores da Rede Estadual de ensino

De acordo com o coordenador de laboratórios do IEMA, Jhonny Erick, a intenção é aproveitar o momento de isolamento social para ampliar os estudos em práticas de laboratórios. “Um dos destaques do IEMA é a formação continuada. Nesse momento crítico de quarentena, continuamos aprimorando as práticas junto aos professores. Desta vez, através de parceria com o Cidepe, proporcionamos formação online aos professores de física”, destacou.

Para a professora Shuanne Castro, da unidade plena de Cururupu, a iniciativa é um importante instrumento de aprendizado contínuo. “A Formação foi ótima e imprescindível neste momento de pandemia. Bem rápida e prática, dando aos professores de física uma base para manuseio de alguns experimentos na área de mecânica. Estou bem contente com o aprendizado”, contou.

O professor Fábio Souza, da unidade plena de Brejo, classificou a formação como maravilhosa. “Capacitações onlines são a tendência da educação 4.0. Nós profissionais da área das ciências da natureza e exatas precisamos encontrar esse caminho. Formar profissionais via web têm sido a grande saída para o problema que estamos enfrentando. O IEMA e toda equipe Cidepe estão de parabéns”, declarou pontuando que esses momentos reforçam a sua missão enquanto educador.

“Na verdade um dos papéis do professor dentro de um laboratório de física hoje é tentar integrar o ser humano com a tecnologia. Ele deve ensinar os melhores caminhos para que um aluno possa aprender a operar com qualidade os sistemas equacionais e, ao mesmo tempo, abrir caminho para novas descobertas. Por isso, é imprescindível que tenhamos novos conhecimentos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem”, pontuou.

Segundo o professor Rafael Mendes, do Centro Educa Mais Poeta Antônio José, a Formação é essencial para que o educador torne mais útil o ambiente de ensino. “Foi bom, pois formação contínua enriquece os conteúdos ministrados aos alunos no dia a dia. A capacitação superou as nossas expectativas”, disse.

Na próxima segunda-feira (25), às 15h, será a vez dos professores de química passarem por formação. A iniciativa acontece por ordem de série, inicialmente com os professores que ministram aulas para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio.

Fonte: Seduc
19/05/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI