15/06/2018 3:57 pm

Governo realiza formação sobre o Censo Escolar da Educação Básica

11056_11056_foto_3_senso_foto_antonio_martins_8264095088041349458_5860296382576894634

Encontro Formativo do Censo Escolar da Educação Básica

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Federação dos Municípios Maranhenses (Famem) promoveu, nesta sexta-feira (15), o Encontro Formativo do Censo Escolar da Educação Básica 2018, com o objetivo de fornecer as orientações necessárias ao desenvolvimento mais eficiente da coleta de dados durante o processo Censitário Educacional de 2018. O evento, realizado no auditório da Famem, no Calhau, reuniu prefeitos, secretários municipais de educação e técnicos.

A formação buscou sensibilizar os gestores para a importância de ser feita uma coleta de dados de forma fidedigna, atendendo as exigências previstas no Censo Escolar. A capacitação foi ministrada pelos instrutores Mário Alberto Xavier Gomes, Paulo Henrique Santos Aires e Roosevelt Vieira de Oliveira, da Superintendência de Estatística e Coordenação Estadual do Censo Escolar da Seduc.

O Censo Escolar deverá conter informações detalhadas que colaborem para a definição de políticas educacionais, para a distribuição de recursos financeiros da União para estados e municípios e para o cálculo do Índice de Educação Básica (Ideb). Também serve como indicador para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação (MEC).

Mário Alberto Xavier Gomes, Superintendente de Estatística da Seduc e Coordenador Estadual do Censo Escolar, explica sobre Educacenso

“Neste evento, a coordenação estadual do censo escolar está chamando a atenção dos gestores para a importância de que eles acompanhem o processo censitário no seu município. Nós trouxemos algumas situações exitosas que tivemos em nossa rede estadual de ensino e estamos compartilhando com as redes municipais de ensino do Maranhão”, destacou Mário Alberto Xavier Gomes, superintendente de Estatística da Seduc e coordenador estadual do Censo Escolar.

“É fundamental orientar os gestores municipais sobre todo o processo do Educacenso. É fundamental que seja feita uma coleta correta dos dados educacionais de cada município. Pois o investimento na educação depende do Educacenso, que é a porta de entrada de programas federais, da merenda escolar, do transporte escolar e tantos outros benefícios para as escolas. A Famem e a Seduc se juntaram de forma muito responsável para garantir essa formação”, informou Valmira Miranda, prefeita de Colinas e diretora de Educação da Famem.

Um dos principais itens abordados durante a formação para os gestores municipais foi a Portaria nº 254, do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que trata sobre o Sistema Educacenso – Censo Escolar da Educação Básica de 2018. Os participantes puderam tirar dúvidas sobre o processo de execução da coleta de dados, atividades, etapas de coleta, respectivos responsáveis, datas, dentre outros tópicos.

Também foram feitas abordagens sobre: ‘Base para implantação de Programas Federais’, que tem foco nos programas que são subsidiados a partir dos dados coletados no censo escolar; ‘A Dinâmica do processo censitário e relevância dos relatórios gerenciais do sistema Educacenso’; e ‘Conteúdo dos dados oficializados no Diário Oficial da União’.

“Eu parabenizo a Famem e a Seduc, por esse momento em que nos orientam e dizem a importância do Censo Escolar. Todos nós sabemos dessa importância, mas, a forma técnica, o preenchimento correto na hora de passar as informações, isto é muito importante, exatamente para que a educação e as nossas crianças não sejam penalizadas, uma vez que o investimento na qualidade da educação depende das informações que passamos para o Educacenso”, destacou Dário Sampaio, prefeito de Senador La Roque.

No encontro, foi apresentado para os gestores municipais de educação o ‘QEdu do Maranhão’. “Nós organizamos um banco de dados de 2007 a 2017, que armazena informações de forma gratuita, online, instantânea sobre: Ideb e matrículas das redes municipais, e demais informações sobre o sistema municipal de ensino que servirão de instrumento de gestão para que esses gestores municipais possam subsidiar o sistema de ensino”, frisou o professor Mário Alberto Xavier Gomes.

Posteriormente, a Coordenação Estadual do Censo Escolar realizará capacitação nas Unidades Regionais de Educação (URE’s) para formação dos técnicos municipais.

O Sistema Educacenso está disponível para inserção de dados desde o dia 30 do mês passado. Os responsáveis pelo censo, em cada município e no estado, terão até o dia 31 de julho para coletar os dados, digitar e exportar as informações coletadas para o referido sistema.

Fotos: Antônio Martins
15/06/2018