15/01/2016 12:26 pm

Governo realiza I Encontro Formativo: Política de formação e letramento em todas as áreas

Encontro Formativo reúne técnicos da Seduc

Encontro Formativo reúne técnicos da Seduc


 
“Nossa luta pela melhoria da qualidade da educação no Estado requer profissionais com perfil formador”. A fala da secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, resume a importância da formação das equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no I Encontro Formativo: Política de formação e letramento em todas as áreas, que aconteceu de terça-feira (12) até quinta-feira (14), no Centro de Convenções Paulo Freire, Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

A secretária da Educação, Áurea Prazeres, acredita que o Programa Escola Digna, que se constitui como a Macropolítica de Educação da Secretaria institucionalizando as ações em eixos estruturantes, subsidia teórico, político as ações educativas da Seduc, como política de Estado, de modo a orientar as Unidades Regionais de Educação (UREs). “Isso nos dá uma unidade em termos de concepção teórica e metodológica para o desenvolvimento das práticas pedagógicas”, afirma.

 

A Seduc está dando seqüência às ações de formação continuada em serviços, que é um princípio e uma meta do Governo do Maranhão. Segundo a assessora técnica do Eixo Formação da Macropolítica da Educação, Socorro Leal: “Estamos discutindo metodologia, concepção e o entendimento sobre as práticas de leitura e escrita, que é o viés de transversalidade de todo o processo formativo de professores e estudantes”. Sobre a importância do curso, ela afirma que é “é um momento importante para que todos os profissionais da Seduc, que atuam com os processos formativos, tenham um entendimento de qual é a concepção de formação, o que se espera nas perspectivas das metodologias de formação, como é que se constrói um espaço de aprendizagem no âmbito da formação continuada. É uma reflexão sobre como formar”, explicou.

 

Para a secretária Adjunta de Ensino, Ilma Fátima de Jesus, as ações voltadas para a qualificação e formação continuada dos profissionais da Educação, proporcionam a ampliação da gestão democrática das secretarias e das escolas, garantindo aos profissionais, estudantes e comunidade o direito de participação ativa no processo educativo e o estabelecimento de um Pacto de colaboração com os municípios. “A intenção é que todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos possam ter, em todas as escolas maranhenses, sejam elas do Sistema Público Estadual de Ensino ou Municipal, o direito fundamental a uma escola de qualidade”, assegurou.

 

A Formação

 

Durante os dois dias do I Encontro Formativo: Política de formação e letramento em todas as áreas, os profissionais da Seduc tiveram a possibilidade de entender o papel de cada setor e assim contribuir para a melhoria da qualidade de Ensino no Maranhão.

Para a supervisora de Educação, Neuzalina Santos, “a Seduc está criando condições para preparar melhor os gestores e os professores que estarão lá no chão da escola. Isso tem um impacto direto na sala de aula, junto aos alunos”, disse.

Participante da formação, a coordenadora do NAAH/S, Mey Avelar disse que as formações continuadas são de uma importância gigantesca para todos e trazem a nós professores uma oportunidade de estarmos mais engajados nesse trabalho que busca a melhoria da Educação no estado.
Fotos/Matheus Marques
 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI