14/11/2021 5:07 pm

Governo realiza sonho de moradores em assentamento de Anapurus, com entrega de escola digna

“Quando chove, a água entra na antiga escola, porque o telhado é cheio de goteiras, não tem banheiro, cozinha e as cadeiras e mesas estão em condições precárias. Agora estou feliz, porque meu filho vai estudar em uma escola digna, com direito a tudo. Eu agradeço o Governado do Estado pelo sonho realizado”. As palavras são de Joseneide Viana da Silva, mãe de aluno, que falou emocionada sobre o novo prédio da Unidade Escolar Gonçalo Lisboa da Silva, inaugurado, no último sábado (13), no Assentamento Morada Nova, no município de Anapurus.

A entrega fez parte do pacote de ações realizadas pelo Governo do Maranhão naquele munícipio em comemoração aos seus 56 anos de emancipação política.

“Estamos aqui comemorando os 56 anos de emancipação política de Anapurus e, além de entregar novas obras, estamos anunciando também mais investimentos. Anunciamos aqui obras importantes e esperadas pela população há muito tempo, como é o caso do Parque Ambiental e a pavimentação de vias urbanas. Hoje entregamos escola, cestas básicas, capacetes para mototaxistas. Enfim, foi um dia de muita festa, alegrias e entregas para a população que comemora os 56 anos de emancipação”, destacou o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, que comandou a comitiva do Governo durante as entregas.

Na cerimônia que celebrou o aniversário da cidade, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, também destacou o compromisso do Governo do Estado em apoio ao município. Além da entrega da nova UE Gonçalo Lisboa da Silva, no Assentamento Morada Nova, Camarão comentou o anúncio das novas obras que serão realizadas na região.

“Uma escola digna entregue, uma escola digna iniciada, que será entregue em breve e o início de uma quadra poliesportiva, em uma escola de tempo integral. Temos obras na área da educação, pavimentação, do trânsito, da agricultura familiar, em parceria com a prefeitura; e o vice-governador Carlos Brandão assinou documento para a realização da obra do Parque Ambiental. O governador Flávio, apesar da crise no país, faz gestão pública séria no estado do Maranhão e quem ganha com isso é a população”, afirmou o secretário.

O Assentamento Morada Nova fica distante 35km da sede do município. A nova escola conta com duas salas de aula, pátio coberto, banheiros acessíveis, cantina, cozinha e área de serviço, uma estrutura adequada que irá abrigar atividades escolares e culturais de todo o Assentamento. Os investimentos para a construção do prédio escolar foram da ordem de R$ 387.115,05, que possibilitaram a entrega de mais uma escola digna no interior do estado.

José João da Conceição Pereira mora há 21 anos no Assentamento Morada Nova e conta que muitos gestores municipais foram à comunidade e prometeram construir uma escola, mas nunca cumpriram a promessa. Agora, com a ajuda do Governo do Estado, seu José, vice-presidente da Associação de Moradores, já pode comemorar.

“Estou gostando muito da escola na comunidade, porque passaram vários prefeitos por aqui, medindo a área muitas vezes, mas nunca fizeram a escola. Hoje a gente está feliz porque, com ajuda do governador, do secretário de Educação, Felipe Camarão, e da prefeita de Anapurus, temos uma escola digna para os nossos netos estudarem”, exprimiu.

Janailde Alves da Silva, gestora da Unidade Escolar Gonçalo Lisboa da Silva, estudou na antiga escola, um espaço pequeno, cedido pela Associação de Moradores do Assentamento Morada Nova. Ela fala que não teve oportunidade de estudar em uma escola digna, mas expressa a sua alegria ao receber uma escola digna na sua comunidade.

“Estamos concretizando um sonho, que não é só meu, mas de toda a comunidade, das mães, que viam seus filhos pequenos pegando ônibus porque não havia um espaço adequado para a prática das atividades educacionais aqui no Assentamento. Agora os alunos vão estudar aqui e serão bem alfabetizados porque temos uma escola digna. A minha filha vai ter a oportunidade que eu não tive, de estudar em uma escola, com banheiros, cantina, refeitório, um pátio, onde as crianças podem brincar. Agradeço a Deus e ao nosso secretário Felipe Camarão, por nos proporcionarem tamanha alegria”, exprimiu a gestora.

Durante a entrega da nova UE Gonçalo Lisboa da Silva, no Assentamento Morada Nova, a prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles, agradeceu ao Governo do Maranhão pelos investimentos já realizados no município e que tem auxiliado na melhoria da qualidade de vida de todos os anapuruenses.

“O presente não é só para o Assentamento [Morada Nova], todos nós recebemos um grande presente que é o reconhecimento do Governo do Estado, do governador Flávio Dino. Já recebemos vários equipamentos para as escolas de Anapurus, alimentação escolar, vamos receber a quadra poliesportiva para a nossa escola de tempo integral. Estamos felizes!”, concluiu a prefeita Vanderly.

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo