4/12/2015 9:18 pm

Governo realiza webconferência como parte da programação dos 16 Dias de Ativismo

IMG_20151204_095003762
De acordo com o Mapa da Violência 2015, o homicídio contra negras aumentou 54% em 10 anos. Esta informação fez parte da fala da socióloga Silvia Leite, Coordenadora do Setor de Atividades Especiais do Socorrão II, uma das palestrantes convidadas da webconferência desta sexta-feira (4), na UemaNet, realizada com a intenção de dar visibilidade ao enfrentamento à violência contra  as mulheres e parte da programação dos 16 Dias de Ativismo. Este evento que consiste em uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a Secretaria de Estado da Mulher (Semu), já tem uma nova data para ocorrer: será na próxima segunda-feira (7).
Durante a palestra sobre “Violência contra a Mulher Negra”, a socióloga Silvia Leite pontuou que “é importante dialogar sobre a violência, e temos que ter um olhar histórico sobre ela, pois a história da mulher negra começou na África quando foi capturada, resistiu no navio negreiro, depois na casa grande e na senzala”, disse. Na oportunidade, Silvia também contou sobre situações de preconceito que sofreu na vida e alertou: “É preciso que a gente esteja preparada”. E como dica para saber mais sobre o tema, a socióloga indicou o site do Instituto Patrícia Galvão, onde as pessoas têm acesso a pesquisas e textos sobre violência com fontes confiáveis.
A segunda palestra, que tratou sobre “A Mulher Indígena e a Violência Doméstica”, foi proferida pela doutoranda em Ciências Sociais, Carla Susi Pitombeira. Ela alertou para a invisibilidade do tema: “Quando o assunto não é levado a público, ele se torna invisível. Não há um movimento consistente que trate da questão em nível de Brasil”, assegurou. Ela completou dizendo que a Lei Maria da Penha tem que dialogar com realidades específicas e assegurou que “Os assuntos tratados na literatura sobre violência não contemplam realidades locais”.
A próxima webconferência vai abordar os seguintes temas: “O Enfrentamento da Violência Contra a Mulher do Campo no Maranhão”, “Mulher com Deficiência no Contexto dos Direitos Humano”, “Mulheres em situação de Privação de Liberdade”.IMG_20151204_095101854

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI