16/05/2022 12:46 pm

Governo reforça ações na área da educação nos municípios de Araioses, Tutóia e Santo Amaro

Em Santo Amaro, inauguração do Complexo Educacional Nelice Ribeiro Bruzaca (Foto: Lauro Vasconcelos)

As ações do Governo do Estado, para garantir o acesso a ambientes dignos de educação, continuam a todo vapor. No domingo (15), a população de Tutóia e Santo Amaro recebeu prédios escolares confortáveis e adequados para a prática do ensino, que vão garantir oportunidades a milhares de estudantes. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou a importância das obras realizadas nesses municípios.

“Mais uma data de muitas entregas. Hoje, domingo, 15 de maio de 2022, estamos trabalhando, andando pelo Estado. Começamos pelo município de Araioses, depois Tutóia e finalizando em Santo Amaro, entregando escolas, vistoriando obras, anunciando mais calçamento para a pavimentação de vias urbanas, entregando peixe para garantir a segurança alimentar e distribuindo títulos de terra. Esse é o Maranhão que as pessoas esperam, de trabalho, oportunidades e de melhoria da qualidade de vida da população”, disse o governador.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, ressaltou a importância das ações do governo para possibilitar melhores condições de vida à população do Maranhão e destacou como prioridade o fortalecimento da educação pública e de qualidade.

“O governo do Estado continua a sua saga em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, para todas as pessoas desse estado. Extremamente simbólico essas inaugurações em uma região linda do Maranhão, onde a educação é muito importante para formar e qualificar pessoas, para absorver a riqueza turística que tem esse local. O governador Carlos Brandão segue dando continuidade às políticas públicas prioritárias, colocando a educação como centro da atenção”, disse a secretária.

Tutóia

Em Tutóia, inaugurada a reforma e ampliação do CE Olindina Nunes Freire (Foto: Lauro Vasconcelos)

Em Tutóia, a comunidade escolar comemorou a reforma e ampliação do CE Olindina Nunes Freire, que possui 43 anos de existência e há 10 anos não passava por uma transformação significante. A população esperava por essa reforma e agora recebe do governo um espaço adequado para abrigar confortavelmente centenas de estudantes.

A escola oferta o ensino médio nos turnos matutino e vespertino para estudantes em sua maioria dos povoados Arpoador, Bezerro, Santa Clara, Lagoinha, Passagem dos Bois, Bom Gosto e Porto de Areia. A escola retornará suas atividades nesta semana, após passar por reforma, realizada durante a interrupção das aulas presenciais, em razão da pandemia.

“Hoje estamos vivenciando um momento de muita alegria, gratidão e que era muito esperado por toda a comunidade. Passamos por muita dificuldade, principalmente no período das chuvas, em que tínhamos de suspender as aulas, mas graças a Deus a escola foi contemplada e hoje temos a maior gratidão de estar recebendo a nossa escola realmente digna das mãos do governador Carlos Brandão e da secretária de Educação, Leuzinete”, agradeceu a gestora do CE Olindina Nunes Freire, Leiliany Carvalho Val.

A estudante Ana Clara Santos Oliveira, 16 anos, expressou alegria por retornar à escola e ver o ambiente totalmente transformado. “Quando cheguei hoje e vi a nossa escola toda ampliada, reformada, com biblioteca, refeitório, as salas todas climatizadas, eu fiquei muito surpresa e alegre ao mesmo tempo. Espero que os professores me ajudem muito mais agora de forma presencial. Estamos muito felizes por receber o espaço transformado e agora quero rever os meus amigos nas salas, porque a pandemia atrapalhou esse momento”, disse.

A professora de Língua Inglesa, Márcia Valéria, que leciona há 5 anos no CE Olindina Nunes Freire, falou de sua satisfação em receber a escola ampliada e reformada. “O sentimento hoje é de gratidão, por receber a escola com essa estrutura maravilhosa. Passamos por muitos momentos difíceis aqui, mas hoje, graças ao Escola Digna, nós temos um espaço digno”, contou.

Santo Amaro

Em Santo Amaro, o governo do Estado inaugurou o Complexo Educacional Nelice Ribeiro Bruzaca, escola do ensino fundamental que atende alunos de 7 a 14 anos. O prédio escolar fica localizado no povoado Bebedouro e foi inaugurado em 2007, mas somente agora recebeu uma reforma estruturante, que beneficiará quase 500 estudantes. A escola possui 6 salas de aula, biblioteca, laboratórios de matemática, ciências e informática, sala de professores, diretoria e secretária.

A gestora geral do Nelice Ribeiro, Rosemeire Santos, ficou emocionada ao falar sobre a inauguração do Complexo. “Hoje estou uma pessoa realizada, porque antes, vendo a situação da escola, em todo momento, eu sempre falava que a nossa escola estava clamando por socorro e com essa realização eu estou muito feliz, muito feliz mesmo”, proferiu.

A estudante Ana Sofia, 14 anos, expressou felicidade pela reforma da escola. “Hoje é um dia marcante para mim e para todos os alunos desta escola. Após mais de dois anos sem termos aulas de forma presencial, poderemos finalmente retornar ao convívio com os nossos colegas em um ambiente voltado para a nossa educação. Voltamos com o pé direito para uma escola renovada, muito mais bonita e até com ar condicionado nas salas. Obrigada”, agradeceu.

Araioses
O governador Carlos Brandão e a secretária de Educação, Leuzinete Pereira da Silva, também visitaram as obras do Centro de Ensino Luís Viana, que há 25 anos não recebia reforma. “Um dia de conquistas para Araioses e nosso governo será sempre parceiro dos municípios”, afirmou o governador.

O CE Luís Viana está recebendo, além da reforma, ampliação do prédio com obra orçada em R$ 1,4 milhão. O investimento corresponde a instalação de redes hidráulica e elétrica, pisos, revestimentos, cobertura, banheiros, cozinha e salas de aula com melhores condições para atender a comunidade escolar.

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos