As ferramentas online tornaram-se grandes aliadas na oferta de conteúdos aos estudantes, principalmente neste momento de pandemia, em que as aulas presenciais tiveram que ser suspensas. No Maranhão, para reforçar o trabalho que vem sendo executado ao longo dos últimos meses com o ensino remoto, o Governo criou a Plataforma Gonçalves Dias, ambiente virtual que reúne diversos materiais voltados para estudantes do Ensino Médio, como videoaulas, apostilas, roteiros de estudos, questões comentadas, além do pré-vestibular que leva o mesmo nome e traz conteúdos exclusivos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No ar desde o dia 10 de outubro, a plataforma conecta estudantes e professores para garantir acesso ao ensino de qualidade e dignidade em tempos adversos. Nela, estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries têm acesso a conteúdo dos mais diversos componentes curriculares do Ensino Médio.
A secretária Adjunta de Gestão da Rede e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra, destaca que a plataforma nasceu da necessidade de reforçar o ensino remoto, realidade que foi imposta à educação em todo o mundo, como forma de minimizar os problemas educacionais decorrentes do fechamento das atividades presenciais nas escolas.
“A plataforma tem o objetivo de ser um grande suporte para os estudantes nestes tempos. Nela tem um espaço destinado aos estudantes, que estão regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública do Maranhão, que reúne conteúdos das 3 séries, feitos por professores da própria rede. São videoaulas, apostilas e roteiro de estudos, que o estudante pode tanto ouvir, quanto ler e fortalecer a aprendizagem de várias formas. Além disso, temos o pré-vestibular Gonçalves Dias, que semanalmente traz conteúdos novos para os interessados em se preparar para o Enem. Tudo para continuar incentivando nossos estudantes a manterem o aprendizado, pois acreditamos que logo esse momento conturbado passará e estaremos juntos, novamente, em nossas salas de aula”, reforçou.
Eliziane Carneiro, superintendente de Gestão do Ensino e Desenvolvimento da Aprendizagem, destaca que a plataforma dará oportunidade para que os estudantes maranhenses busquem novas formas de aprendizagem.
“A Plataforma Gonçalves Dias é um importante instrumento pedagógico de apoio ao estudante da rede pública estadual, porque concentra materiais de estudo de todos os componentes curriculares do Ensino Médio. É mais uma estratégia de diversificação das oportunidades de aprendizagem”, expressou.
“Migrar todo o conteúdo do Ensino Médio para a plataforma foi uma decisão de responsabilidade e compromisso com o futuro dos nossos estudantes e da sociedade. O ensino remoto mostra o quanto a internet pode e deve ser parceira da escola e, sem dúvida, a plataforma abre portas para um novo momento da educação maranhense, dando um importante passo na era digital”, expressou Anne Benevides, professora da Superintendência de Gestão do Ensino e do Desenvolvimento da Aprendizagem.
Fonte: Seduc
Foto: Divulgação
15/10/2020
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI