Uma das escolas públicas pioneiras do Sul do Maranhão, a Sertão Maranhense, em Carolina, recebe do Governo do Estado reparos no telhado, piso, paredes, fachada, instalações elétrica e hidráulica. As obras, realizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), incluíram as 11 salas de aula, laboratórios de Química, Biologia e de Informática, auditório, biblioteca, setor administrativo, quadra poliesportiva e a cobertura do pátio.
As salas e a parte da administração já estão sendo utilizadas pela comunidade escolar. Agora, está sendo finalizado o acabamento, com previsão de término para agosto. São 476 alunos que, como Felipe Macedo, têm um ambiente mais confortável para estudar. “Cresci praticamente junto com a escola e ver esse novo espaço é muito legal. Antes quando chovia, tinha muitas goteiras, o espaço não era arejado. Era muito difícil. E além da reforma, ainda temos um quadro de professores completo”, comemorou.
Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, a reforma, além de atender a um desejo antigo da população, é uma realização enquanto ex-aluno. “É uma escola de uma arquitetura muito bonita, mas quase encontrava no mesmo nível que se encontravam as outras unidades em que fizemos intervenções, muito deterioradas, por isso fizemos um trabalho completo de requalificação da escola”, declarou Noleto acrescentando que é dessa maneira que o Maranhão segue avançando, tratando a educação com dignidade, respeito e determinação para que os jovens tenham mais oportunidade de construir uma sociedade mais saudável.
O Centro de Ensino Sertão Maranhense foi construído nos anos de 1940 e, antes desta reforma, a última foi na década de 1980, porém paliativa. Por isso, para a professora Maria dos Reis, esta é uma iniciativa simbólica. “Esta obra representa uma revolução na história da educação de Carolina e toda a região”, avaliou.
Segundo gestor Sebastião França da Silva, reforma tem respondido aos anseios de toda comunidade escolar
Para o gestor Sebastião França da Silva a reforma tem correspondido aos anseios de toda a comunidade escolar. “Estamos em um prédio de mais de 70 anos, então toda a comunidade já esperava por esta reforma, incluindo a da quadra, que era um desejo antigo”, finalizou.
O Governo do Estado tem investido na melhoria dos prédios das escolas em todo Maranhão. Na Região Tocantina, cidades como João Lisboa, Imperatriz, Davinópolis, Grajaú, Balsas e Açailândia já foram contempladas com reparos nos centros de ensino.
Escolas contempladas com reforma na Região Tocantina:
Fonte: Sinfra
Fotos/Divulgação
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI