19/10/2017 3:51 pm

Governo sai na frente com a elaboração dos referenciais curriculares para a educação indígena

05563_whatsapp_image_2017_10_18_at_12.08.37_1250603289260758362

Grupo de trabalho que está elaborando os referenciais curriculares

O Governo do Maranhão atendeu mais uma demanda histórica da educação maranhense com a elaboração dos referenciais curriculares para as escolas indígenas, beneficiando mais de 16 mil alunos. O grupo de trabalho, que reúne instituições de ensino superior, povos indígenas e organizações da sociedade civil, iniciou suas atividades nesta quarta-feira (18).

Os referenciais curriculares visam subsidiar a prática pedagógica nas escolas indígenas, construindo uma proposta que garanta uma educação específica com qualidade para os povos. O documento, que passará por aprimoramento constante é baseado nas experiências positivas trazidas pelos povos indígenas no Maranhão. Ao todo, serão beneficiadas 285 escolas, 978 professores e um total de 16.105 alunos.

“É um momento em que estamos reunindo professores indígenas, representantes das Universidades Públicas e do Conselho, para dar um direcionamento para a prática da sala de aula, focado nos componentes curriculares de um modo geral nessas escolas”, ressaltou Kelem Cristina Sousa Ferreira, da equipe técnica da Supervisão de Educação Indígena.

Lideranças indígenas discutem referenciais

Para Cíntia Maria Santana da Silva, liderança do Povo Tnethara (Guajajara), é um marco para as escolas indígenas a elaboração das diretrizes. “A nossa contribuição será uma lembrança muito boa que iremos deixar e a Seduc está fundamentando a educação indígena. Nós estamos com uma expectativa muito boa para superar os desafios que temos nas reservas indígenas, porque a gente está trazendo os nossos anseios e demandas, com a esperança de que finalmente aconteça na prática tudo que está na lei. Queremos a escola com a característica indígena”, enfatizou.

“Estamos colocando como diretriz esse movimento coletivo que vai auxiliar os professores, orientar suas praticas pedagógicas e, claro, é um ponto de partida para que eles, nas escolas, ampliem seus currículos e organizem o processo educativo. Essa reflexão é um processo onde o professor vai ver os conteúdos que são melhores para cada comunidade”, concluiu Kelem Cristina.

A elaboração dos Referenciais Curriculares para Educação Escolar Indígena conta com a colaboração dos representantes dos povos indígenas: Krikati, Pyhcop Cati/Gavião, Apaniekrá Canela, Memortumre Canela, Guajajara, Awa Guaja, Krepun katejê e Ka’apor.

Além da Seduc, participam ainda as seguintes a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Conselho Estadual de Educação (CEE) e Instituto Federal do Maranhão (Ifma).