24/03/2017 6:51 pm

Governo vistoria escola quilombola em Anajatuba e garante reforma

Foto-1_Divulgação_Seduc_24032017-Governo-vistoria-Escola-Quilombola-em-Anajatuba-e-garante-reforma

Secretários Felipe Camarão, Gerson Pinheiro e Odair José conversam com a comunidade

Gestores do Governo do Estado visitaram, nesta sexta-feira (24), a Escola Quilombola Anajatubense, no povoado Novo Bacabal, município de Anajatuba. Os secretários de Estado de Educação, Felipe Camarão, de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, e o presidente da Comissão Central de Licitação, Odair José Santos avaliaram a estrutura da escola e ouviram as necessidades da comunidade. Hoje, no Maranhão, há 18 escolas quilombolas que atendem três mil alunos. Três já foram reformadas e a meta é vistoriar todas para verificar as demandas e realizar as reformas até o fim de 2018.

Felipe Camarão afirmou que a determinação do governador Flávio Dino é transformar a escola pública em espaço de excelência, incluindo as das comunidades quilombolas. “O interesse do Governo do Estado é que todos tenham acesso a informação e as políticas públicas em todas as áreas”. Gerson Pinheiro destacou a forma participativa que o Governo do Estado coloca em prática suas ações em áreas quilombolas. “Eu sou muito agradecido pelo carinho com que a equipe da Secretaria da Educação tem olhado para as Escolas Quilombolas, buscando melhorar a educação do nosso povo negro, que durante toda a história foi esquecido. E é determinação do Governo do Maranhão”.

A escola em Anajatuba tem seis salas e recebe alunos de comunidades quilombolas e não quilombolas. Foi entregue na gestão passada, antes de ser concluída. A atual gestão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), construiu o muro e passarela. Agora, a Seduc vai fazer a revitalização da unidade, com obras de pintura geral, troca de portas e janelas, instalação elétrica, construção de uma fossa e de um espaço para prática esportiva, além da limpeza do pátio. O secretário adjunto de Suporte ao Sistema Educacional, Anderson Lindoso informou que as obras serão iniciadas em 15 dias. “A partir do início da obra em, no máximo, 30 dias estaremos entregando para que os alunos possam ter um espaço mais agradável para estudar”.

Foto-2_Divulgação_Seduc_24032017-Governo-vistoria-Escola-Quilombola-em-Anajatuba-e-garante-reforma

O estudante Jeferson Torres elogiou a visita dos secretários de estado à escola Quilombola C.E. Anajatubense

A moradora do povoado, Maria Vilanir Gomes Viana, disse que todos ficaram muito contentes com a visita. “É uma forma de levarmos as nossas reivindicações diretamente ao secretário. E, com isso, a gente espera uma resposta mais rápida. Estamos esperançosos com o que ouvimos do secretário”. Para o estudante do, 2º ano, Jeferson Torres, foi muito bom conversar com os secretários. “Acho que eles vão solucionar nossos problemas,” disse.

No clube social da cidade, a comitiva de secretários participou da solenidade de entrega de Certificação Quilombola das comunidades Cumbi, Teso Grande, Ladeira, São José, São Bernardo, Cupauba, Centro do Isidório, Bom Jardim e Ilhas do Teso. A certificação, promovida pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, tem a parceria do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Igualdade Racial com o Programa Maranhão Quilombola.

“A partir de agora, essas comunidades estarão aptas a conveniar com o poder público, reivindicar ações da educação, da saúde e de todas as demais áreas. Vão poder reivindicar melhorias em suas comunidades”, explicou Gerson Pinheiro. Também foi realizada uma roda de conversa com a participação de lideranças das comunidades quilombolas e da secretaria de Educação de Anajatuba. Felipe Camarão falou das ações do governo pela melhoria da estrutura das escolas e da educação quilombola no estado.

“A Seduc planeja formação para professores da educação escolar quilombola. Nosso objetivo é que as diversidades educacionais sejam fortalecidas, com entrega de materiais, formação de educadores, melhoria do currículo”, ressaltou a secretária Adjunta de Ensino, professora Nádya Dutra, acompanhada da supervisora da área na Seduc, Marinildes Martins.

Fotos/Lauro Vasconcelos