7/06/2016 7:54 pm

Governo vistoria obras e entrega escolas na Região Tocantina

Reforma da Escola Henrique de La Rocque atende antigo anseio da comunidade escolar

O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, vistoriou as obras de pavimentação da MA-386, conhecida como ‘Estrada do Arroz’. Quando as obras foram retomadas pelo Governo do Estado, em janeiro do ano passado, apenas 10% da rodovia estava pavimentada. Agora, a realidade da rodovia, que liga Imperatriz e Cidelândia, no sul do Estado, é outra. O asfalto já contempla todos os povoados, faltando apenas cerca de cinco quilômetros, a maioria correspondente aos encontros das pontes. A previsão é que até julho os serviços estejam completos.

A pavimentação da estrada vai desafogar o trânsito na BR-010, já que a rodovia é uma alternativa para chegar à MA-125, que faz conexão do Maranhão com o Pará. Outro benefício é a melhoria no acesso da zona rural à zona urbana de Imperatriz, contemplando 35 mil pessoas, de 25 comunidades rurais. São 47 quilômetros de pavimentação completa e 11 quilômetros de recuperação, mais a construção de nove pontes de concreto.

“É uma obra que ajuda toda a região, como corredor de integração entre os estados do Maranhão e Pará, uma obra que ajuda na geração e renda, com a empresa de papel e celulose e ajuda diretamente 12 comunidades que têm atividade de agricultura familiar”, disse o Clayton Noleto, destacando outros aspectos positivos da pavimentação.

Os dias de sufoco, principalmente no inverno, ficaram só na memória na dona de casa Dora de Matos. “Essa estrada está maravilhosa, nós vivíamos no sofrimento. Se um carro caísse em um buraco era preciso um trator para tirar”. Ela conta que chegou a demorar até dois dias para fazer o trajeto de Imperatriz ao povoado Olho D’água dos Martins.

Os moradores já podem ir e vir com mais segurança e comodidade. Até o transporte coletivo, que antes era prejudicado por causa das condições da estrada, passa com mais regularidade. “Para chegar na cidade era a maior luta, agora é um só um pulo, está 100%. Temos até ônibus todo dia, conta o morador Raylan Cruz.

Para garantir a qualidade dos serviços, o projeto elaborado pela gestão anterior foi readequado. Houve o redimensionamento da terraplanagem e da largura da estrada, que passou de sete para até treze metros em alguns trechos. Além disso, houve adequação no pavimento, substituindo areia asfáltica por CBUQ. O resultado é a maior durabilidade do asfalto, devido ao tráfego intenso de caminhões no local.

Obras entregues

Reforma da Escola Rio Amazonas melhora condições de ensino e aprendizagem

Em João Lisboa, foram entregues duas unidades escolares: os Centros Ensino Henrique de La Roque e Rio Amazonas que, juntas, são responsáveis por atender aproximadamente 800 alunos. Os investimentos do Governo do Estado foram de R$ 1,7 milhão e contemplaram a reconstrução de telhados, muros, paredes, pinturas e higienização das salas de aula, reforma de refeitórios e a climatização das salas de aula.

Outro investimento do Governo do Estado na educação é a construção de uma escola no Parque Alvorada, em Imperatriz. Será um prédio com 10 salas de aula, laboratório, sala multimeios, biblioteca, auditório. Um investimento de R$ 998.449 que resultará em uma estrutura com capacidade para receber cerca de 1.200 alunos.

Para o deputado estadual Marco Aurélio, que é o autor da emenda, a iniciativa mostra a preocupação do Governo com a educação. “Sabemos que não se faz uma nação de sucesso sem investir na juventude, principalmente na educação. É por isso que essa tem sido a prioridade do meu mandato e do governo Flávio Dino”.

Já em Imperatriz, foi inaugurada a reforma e ampliação do skate parking da Mané Garricha, em que foram construídos novos espaços, como Semi Bowl, Mini Half e Caixote. Com isso, a cidade vai sediar, pela primeira vez um campeonato estadual de skate. Segundo Haroldo Leal, pai da Fadinha, a menina skatista que ficou conhecida nacionalmente, a prévia da competição já deve acontecer ainda esse mês e representa uma conquista para os esportistas. “As pistas ficaram excelentes, foi feita com a nossas vontades”, avaliou.

Mais escolas reformadas

Na sexta-feira (3), a reforma das escolas Norma Suely Mendes (a antiga Isabel Cafeteira), em Açailândia, Vespasiano Ramos, em Imperatriz e Fortunato Moreira Neto, em Porto Franco foram entregues à comunidade. O investimento é de mais de R$ 4,5 milhões e vai atender a aproximadamente 1.800 alunos.

Reforma da Escola Rio Amazonas melhora condições de ensino e aprendizagem

Fonte: Sinfra