23/05/2017 3:41 pm

Governo vistoria reconstrução do C.E. Estefânia Rosa da Silva, no Turu

Vistoria na obra foi realizada na segunda-feira (22)

O Governo do Estado do Maranhão continua com as ações para melhorar a estrutura das escolas e garantir a qualidade da educação nas unidades educacionais da rede estadual. Na segunda-feira (22), o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, acompanhados do deputado federal Juscelino Filho e do vereador Marquinhos Silva, vistoriaram as obras de reconstrução do C.E. Estefânia Rosa da Silva, no bairro do Turu.

“Nós temos urgência em garantir estruturas dignas para os nossos estudantes e professores. O governo do Maranhão tem milhares de obras em andamento. E na área da educação, fazemos questão de acompanhar as obras de perto para fiscalizar, ver a qualidade do serviço e do material. Assim faz um governo que se preocupa com os recursos públicos”, pontuou o secretário Felipe Camarão.

A escola foi desativada em 2014, pela gestão anterior, e estava completamente abandonada, praticamente em ruínas, servindo de ponto de venda e consumo de drogas, enquanto os alunos estudam em um prédio alugado. Para ser devolvida à comunidade escolar de mais de 700 alunos, a escola precisou ser praticamente reconstruída. Assim, toda a estrutura de telhado, piso e sistemas elétrico e hidráulico, assim como algumas paredes precisaram ser refeitas e estão recebendo revestimento.

Os investimentos para reconstrução da escola foram cerca de R$ 1,5 milhões oriundos de convênio com o BNDES. Para dar mais celeridade à obra, 32 operários trabalham para deixar tudo pronto, agora que o período chuvoso está terminando.

“O Escola Digna é, provavelmente, o programa de investimento em infraestrutura educacional de maior volume no Brasil, atualmente. Nós teremos ainda este ano, 574 unidades escolares construídas, reformadas ou que passaram por manutenção. O C.E. Estefânia Rosa estava abandonado, estava em ruínas, e, agora, está passando por um grande processo de reforma, nós estamos refazendo do piso ao telhado, passando pelo forro e revestimento. Então a comunidade irá receber uma escola novinha e acolhedora”, explicou o Clayton Noleto.

Para o vereador Marquinhos, que estudou no Estefânia Rosa, e o deputado Juscelino Filho, que conheceu a escola, essa reforma demonstra o compromisso e a preocupação do governo com a qualidade do ensino no Maranhão. “A gente vê não só a reforma desta escola, aqui na capital, mas vê também a forma como ele vem tratando a educação em todo o estado, com o programa Escola Digna, eliminando as escolas de taipa. Quero parabenizar o governador Flávio Dino e o secretário Felipe pela forma como estão tratando a educação”, enfatizou o deputado Juscelino.

“Para mim, que estudei nesta escola, é uma grande felicidade ver essa reforma. Nós sabemos da necessidade da comunidade em ter esse espaço reformado, requalificado e digno para seus filhos”, disse o vereador Marquinhos. Quando for entregue à comunidade escolar, o C.E. Estefânia Rosa, que fica em uma área de 1.500 m², terá uma estrutura de 11 salas de aula, laboratórios, auditório, anfiteatro, salas de professores, secretaria, biblioteca, todos os espaços forrados e climatizados, além de um anfiteatro destinado às vivências culturais dos alunos e professores, mudanças que gerarão um forte impacto nas condições de ensino.

“A reconstrução do C.E. Estefânia Rosa é emblemática para nós que fazemos o governo do Maranhão, por toda a situação de abandono e destruição em que a escola se encontrava. Com o fim das chuvas a obra será acelerada, e, em breve, poderemos entregá-la novinha, estruturada, espaçosa e linda para nossos alunos e professores. Esse é o objetivo do nosso governador Flávio Dino, que as escolas do Maranhão sejam espaços dignos e acolhedores, para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais prazeroso e eficaz”, concluiu o secretário Felipe Camarão.

Mais fotos: