12/05/2016 7:53 pm

Governo vistoria serviços de manutenção em escolas da capital

As ações do Governo do Estado para melhorar a estrutura das escolas e garantir a qualidade da educação nas unidades de ensino estaduais são ininterruptas. Nesta quinta-feira (12), o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, acompanhado de equipe técnica do órgão, visitou o Centro de Ensino (C.E.) Estefânia Rosa da Silva e a Unidade Integrada (U.I.) Maria José Aragão, em São Luís, para acompanhar de perto o andamento dos serviços de manutenção.

Em menos de um mês após a primeira visita, o C.E. Estefânia Rosa da Silva, no Turu, já está de cara nova e com os estudantes em sala de aula. A unidade, que atende cerca de 700 alunos da região, recebeu reparos na pintura e telhado e teve suas instalações elétricas renovadas.

As mudanças geraram um forte impacto nas condições de ensino, conforme relata a professora Rosangela Franco, que há quatro anos ensina língua inglesa na escola. “Esta é a primeira vez que vejo o secretário em uma escola. Ele veio dias antes, cumpriu o que nos prometeu, e agora retorna. O que foi feito para deixar o ambiente mais saudável dá ânimo para alunos e professores”, disse.

A coordenadora pedagógica Ana Cristina Abreu elogiou o trabalho de campo que a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem feito para apurar a realidade das escolas estaduais e buscar soluções para as situações apresentadas. “Parabenizo o secretário pela iniciativa de ouvir a voz dos atores desses espaços, que é formado por alunos, professores e diretores. Nossa escola estava lidando com um número de evasão grande, desde 2014 quando saímos de nosso prédio, e hoje está recebendo novos alunos”, relatou.

Para proporcionar ainda mais conforto aos estudantes do C.E. Estefânia Rosa da Silva serão realizados mais serviços na unidade escolar. O secretário Felipe Camarão informou que a Seduc está providenciando a instalação de uma subestação, para colocar em funcionamento os equipamentos de ar condicionado que foram instalados nas salas de aulas. “Com a climatização das salas, proporcionaremos mais conforto aos alunos e professores, tornando mais agradável o ambiente escolar”, informou.

Outra escola que recebeu serviços de manutenção foi a U.I Maria José Aragão, localizada na Cidade Operária. Pinturas, reparos no telhado, banheiros e renovação das instalações elétricas foram alguns dos serviços realizados na unidade. Ao chegar para a vistoria, a equipe da Seduc foi recebida pelos alunos com apresentações culturais da escola, que é reconhecida por seu protagonismo cultural.

O diretor Wilson Chagas falou do trabalho desenvolvido pelos educadores para alcançar bons resultados com seus estudantes e agradeceu a sensibilidade e presença da Seduc no espaço. O estudante do 3º ano, Iago Amorim, de 17 anos, aproveitou para expor alguns pedidos dos alunos. “Acho ótimo este contato, pois podemos conversar diretamente com o secretário, sem intermédios”, pontuou.

Também acompanharam a visita técnica às unidades escolares o secretário adjunto de Suporte ao Sistema Educacional, Anderson Lindoso; a secretária adjunta de Gestão das Unidades Regionais de Educação, Rosyjane Paula; e a gestora regional de Educação de São Luís, Eva Alves de Moraes Barros.

Texto: Luana Müriella
Fotos: Lauro Vasconcelos