2/07/2017 12:27 pm

Grêmio escolar: o estudante como agente da mudança

O incetivo à criação e fortalecimento de grêmios estudantis é uma política do governo Flávio Dino. Hoje temos na rede estadual de ensino, até o momento, 146 grêmios. Esse número está em ascendência, uma vez que, com a consolidação da gestão escolar democrática, que teve início em 2015 no processo de eleição direta para gestor escolar, os estudantes foram estimulados à participação nas decisões da escola e à construção coletiva da gestão compartilhada e com qualidade social.

O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes na escola e possui fins culturais, educacionais, desportivos e sociais. Além disso, os estudantes gremistas são protagonistas em atividades internas da escola e externas, na medida em que fazem a interface com a comunidade.

A criação dos grêmios também está na meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE), que diz repeito à efetivação da gestão democrática da educação, tendo como uma de suas estratégias: “estimular, em todas as redes de educação básica, a constituição e o fortalecimento de grêmios estudantis e associações de pais, assegurando-se-lhes, inclusive, espaços adequados e condições de funcionamento nas escolas e fomentando a sua articulação orgânica com os conselhos escolares, por meio das respectivas representações”.

O governador Flávio Dino iniciou sua militância política como presidente de grêmio estudantil e é o maior entusiasta e incentivador da constituição desses espaços. Por isso, criou no âmbito da Seduc, o movimento Mais Grêmios, com o objetivo empoderar o estudante e estimular o protagonismo juvenil, tornando a gestão escolar cada vez mais democrática e de qualidade.

Como ação do ‘Mais Grêmios’, as escolas da Região Tocantina realizaram, recentemente, a posse coletiva de 37 de grêmios da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, isso representa 100% das escolas com grêmios instalados. A região do Baixo Parnaíba também já possui 25 grêmios estudantis criados nesta gestão do governo do estado. É marco histórico para a gestão educacional democrática e o protagonismo estudantil da rede pública estadual.

Em Imperatriz, o depoimento da estudante Iranildes Santos Cordeiro, presidente do grêmio estudantil do CE Edinan Moraes, emocionou a todos que participaram da solenidade de posse dos grêmios. “O grêmio tornou nossa escola mais democrática. Nossos sonhos estão sendo realizados. É uma ideia valorosa. Temos vez e voz. Gostaria de agradecer o governo, por acreditar em nós, nos incentivar. É muito bom incentivar uma criança, uma adolescente a respeito dos seus direitos e deveres”, disse.

São depoimentos como esses que fazem este governo investir mais ainda para que o estudante seja protagonista na construção da escola digna e na transformação de sua realidade, através dos grêmios. O governo de todos nós acredita no valor do estudante maranhense como agente social de mudanças e capaz de compartilhar com o governo a gestão da escola. Avante, estudantes!

Felipe Camarão
Secretário de Estado da Educação