Na manhã da última quinta-feira (15), alunos do C. E. Rio Grande do Norte, no Conjunto Radional, participaram de mais um momento de exercício da cidadania, aprendizagem e luta pelos seus direitos.
É que foi empossada a nova gestão do Grêmio Estudantil naquele Centro de Ensino, um ato que representa o empoderamento do estudante da rede pública estadual. O evento contou com a presença do secretário adjunto de Programas e Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso.
A constituição dos grêmios estudantis é uma ação do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que visa fortalecer a gestão democrática na escola e dos jovens enquanto agentes sociais, fomentando assim o protagonista juvenil.
Segundo o coordenador do Programa Mais Grêmios da Seduc, Leonardo dos Santos, atualmente há cerca de 191 grêmios distribuídos em todo o estado. Tendo as Unidades Regionais de: Balsas, Chapadinha e Imperatriz, com 100% de grêmios em suas escolas.
O secretário Adjunto de Programas e Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso, destaca que o incentivo à formação de grêmio estudantil é uma forma de tornar a escola mais democrática e dar voz ao estudante. “Dessa forma, os estudantes podem se organizar e auxiliar na melhoria da educação do estado”, afirma ele.
De acordo com Profa. Kalyanne Fontenelle, gestora geral do CE Rio Grande do Norte, a cada gestão, o grêmio estudantil passa a ter um maior envolvimento e participação na gestão escolar.
Kalyanne Fontenelle comenta ainda sobre a parceria do grêmio estudantil com a gestão escolar, destacando que os estudantes, inclusive, chegam a participar de atividades em contraturno para auxiliar no cotidiano escolar e orientação de outros estudantes, fora da sala de aula.
“A escola é um espaço que forma o estudante para a vida e o ensina a exercer a cidadania. Fico muito grata ao ver os jovens buscando seus direitos e praticando seus deveres, complementa a gestora.
Para a aluna Alana Marinho, atual presidente do Grêmio Estudantil do CE Rio Grande do Norte, a posse do grêmio estudantil, com atuação ativa e em conjunto com a direção escolar e todo o corpo discente é de suma importância para buscar o melhor para todos os estudantes.
“O grêmio tem um papel fundamental como agente social para qualificar e melhorar a escola”, destacou a estudante.
16/03/2018
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI