15/10/2016 10:49 am

Homenagem ao Dia dos Professores

Professoras e Professores,

Quereremos cumprimentá-los (a) pelo Dia do Professor(a). Parabéns a todos vocês!

Reconhecemos a essencial importância do trabalho de cada um, parte fundamental de nossa Rede de Educação e um dos pilares da mudança que, dia após dia, estamos construindo em nosso Estado.

Vocês são os responsáveis em direcionar cerca 365 mil estudantes matriculados, em quase 1.200 escolas da nossa Rede Pública Estadual, ajudando-os a se tornarem cidadãos livres e conscientes de seu papel na sociedade.

Acreditamos no poder transformador da educação, por isso esta é uma das áreas prioritárias na qual o Governo do Estado tem atuado fortemente, objetivando oferecer as condições necessárias que possibilitem um bom desempenho dos nossos educadores e alunos, que resultarão nos índices educacionais que tanto almejamos.

Pautamos nossa gestão de forma democrática, compreendendo que educação é uma construção coletiva, que deve levar em consideração todas as realidades. Ao longo desses meses, temos percorrido vários municípios de nosso Estado para conhecer a estrutura das escolas e dialogar com cada um de vocês.  Em muitas ainda não pudemos ir, pelas dimensões de nosso Maranhão, contudo, naquelas que visitamos, sentimos de perto todas as dificuldades vivenciadas por vocês, no dia a dia nas salas de aula e nas escolas, mas vimos também o compromisso e dedicação com que os professores exercem o nobre ofício de ensinar e orientar toda essa geração de maranhenses.

Em quase dois anos de gestão, uma série de ações foram definidas para garantir a valorização do professor no exercício de sala de aula, como a ampliação de jornada de 20 para 40 horas semanais, na qual o professor efetivo poderá ampliar a jornada e dobrar sua remuneração; a unificação de matrículas docentes, possibilitando que um mesmo professor que possua duas matrículas possa unificá-las; estabelecimento de critérios para a concessão de Condições Especiais de Trabalho (Cets); Concurso Público para novos professores e reordenamento de toda a rede, que impactará diretamente no déficit de professores, que acarreta em sobrecarga àqueles que estão em exercício e na qualidade de ensino de nossos alunos.

Reafirmamos, mais uma vez, o compromisso do governador Flávio Dino com uma educação pública de qualidade, direito fundamental que deve ser garantido às nossas crianças e jovens. É isto que nos motiva, e vocês são parte fundamental nessa equação. Contem conosco, a construção de um Maranhão melhor passa pelas mãos de todos vocês. Parabéns pelo seu dia.

Felipe Camarão
Secretário de Estado da Educação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI