22/03/2018 4:45 pm

Homenagem na Câmara Municipal de São Luís aos 180 anos do Liceu Maranhense é marcado pela emoção de professores e alunos

09184_foto_6_aniversario_do_liceu_foto_antonio_martins_7686424214188178579

Secretário Felipe Camarão discursa na tribuna da Câmara Municipal de São Luís na homenagem aos 180 anos do Liceu Maranhense

O Centro de Ensino Liceu Maranhense recebeu, nesta quarta-feira (21), em sessão solene, homenagem da Câmara Municipal de São Luís pelos 180 anos de existência. A honraria foi proposta pelo vereador Raimundo Penha, em reconhecimento ao corpo docente, gestão, técnicos e estudantes da escola.

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; do presidente do Procon, Duarte Júnior; do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar; e da comunidade escolar do Liceu.

“Para mim, mais do que homenagear o Liceu, hoje a gente homenageia aqui, na Câmara de São Luís, a história da educação do Maranhão. Eu também, que fui aluno da rede pública estadual de ensino a minha vida toda, sei o que significa a escola pública. Essa é uma forma de homenagear aqueles alunos que se destacaram, os profissionais que por lá passaram, e essa é uma forma de homenagear a educação pública que precisa ser valorizada, que precisa ser reconhecida”, afirmou o propositor da homenagem e vereador Raimundo Penha.

A escola pública estadual, que é a segunda mais antiga do Brasil, tem hoje 2.230 alunos em três turnos e é referência em ensino há quase dois séculos.

“Estou muito feliz e honrado de estar exercendo o cargo de secretário de Estado da Educação nesse aniversário de 180 anos do Liceu Maranhense. Por lá já passaram pessoas que contribuíram par a melhoria da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país, e continuam formando gerações de boas pessoas, isso que é o mais importante. O Liceu tem bom desempenho acadêmico, historicamente, e nós estamos agora cuidando da parte da estrutura física da escola, junto com a gestão que tem feito um excelente trabalho, com o grêmio estudantil, com os estudantes do liceu. O momento é apenas de comemorar, todos os resultados de 180 anos de alegria com o povo maranhense”, ressaltou o secretário Felipe Camarão.

Homenagem aos 180 anos do Liceu Maranhense

Para o gestor geral do Liceu Maranhense, Deurivan Rodrigues Sampaio, esse momento ímpar veio para coroar o trabalho ao longo dos 180 anos. “Essa solenidade, na verdade, vai coroar esse trabalho ao longo de 180 anos, uma escola que nasceu da visão do imperador para atender a uma elite, e hoje, atende a sociedade maranhense como um todo. O papel dela que é levar conhecimento, formar gerações de cidadãos que vão lutar por esse estado, por esse país, ela tem sido cumprida. De lá saíram escritores, jornalistas, professores, médicos, engenheiros, dentre outros. É uma escola que tem uma função social que foi cumprida ao longo desses 180 anos. E a gente espera manter o padrão de qualidade que ela tem e, colaborar, cada vez mais, com a educação dos maranhenses”, afirmou o gestor.

Em média, 50 alunos estiveram presentes na solenidade, e alguns participaram mostrando o talento nas artes, através da música e poesia, demonstrando o orgulho em estudar em uma escola com tanta tradição.

O presidente do Grêmio Estudantil do Liceu Maranhense, Guilherme Soares, fez um discurso emocionado na tribuna da Câmara. “Ser um líder estudantil dentro dessa escola, realmente é uma honra. É um orgulho ímpar você estar aqui representando os seus colegas de turma, seus colegas do Liceu Maranhense, representando uma geração inteira, e até mesmo gerações anteriores. O Liceu tem tradição de fomentar líderes e pensadores do nosso estado. Então, para nós, é um orgulho muito grande, poder receber e fazer parte dessa grande homenagem. São 180 anos educando gerações e transformando realidades”, finalizou ele.

Texto: Nayara Vieira
Fotos: Antônio Martins