A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), através do Núcleo de Pesquisa (NUPUREI), organizou a I Mostra Científica das Escolas da Educação Básica de Imperatriz (MOCIEBI), que aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – “Ciência alimentando o Brasil” (SNCT 2016), realizada pela primeira vez em Imperatriz, de 19 a 22 de outubro, organizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
Participaram da I Mostra Científica das Escolas de Imperatriz, 16 Centros de Ensino (vinculados à UREI), 15 escolas municipais, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Escola Santa Teresinha e Colégio Santa Luzia.
A “Cidade da Ciência” abriu suas portas na quarta (19) em cerimônia que contou com a presença do governador Flávio Dino, do secretário de Educação Felipe Camarão, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação Jhonatan Almada, e do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, entre outras autoridades.
“Esta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com certeza cumpriu com sua finalidade maior: a inclusão social através da ciência. A minha gratidão ao Governo do Estado, Fapema e a SECTI, que oportunizaram esta experiência magnífica, que fará toda a diferença na formação de nossos jovens estudantes. Meus agradecimentos também ao envolvimento da competente equipe da UREI e da Gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Orleane Evangelista de Santana, pelo apoio irrestrito à Mociebi”, destaca o coordenador do Núcleo de Pesquisa da UREI (NUPUREI), professor Jailson Macedo de Sousa.
Ao término da Mostra, houve entrega de certificados aos participantes e placas de Amigos da Ciência para as instituições parcerias: Colégio Santa Luzia, Escola Santa Teresinha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e a Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) A Solenidade de premiação da I MOCIEBI está programada para acontecer no dia 03/11, às 16 horas, no auditório da UREI (Centro).
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou o empenho da Regional de Imperatriz na organização da mostra e fomento à iniciação científica nas escolas da rede estadual. “A pesquisa, a ciência e as tecnologias são consideradas ações estruturantes da política educacional do Governo do Maranhão, portanto, devem ser fomentadas em nossas escolas, bem como o protagonismo juvenil, e a mostra fortalece essas ações”, ressaltou.
“Gostaria de agradecer a todos da equipe da Unidade Regional de Educação de Imperatriz que contribuíram para a organização e realização desta Mostra Científica. Na edição do ano que vem, vamos abrir inscrições também para uma mostra específica da Educação Básica, porque temos clareza da importância da iniciação científica já nos primeiros anos de escolaridade. Gostaria então de parabenizar a equipe da URE de Imperatriz pelo pioneirismo deste trabalho, pela qualidade e o empenho na realização deste evento, que foi a Mostra Científica da Educação Básica”, declarou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.
“Parabéns aos projetos que abrilhantaram este evento. É muito bonito ver jovens, adolescentes aprendendo através da pesquisa, buscando o conhecimento desta forma. Até porque está provado que aprender pesquisando é a forma mais eficaz de aprendizagem que existe. Aproveito também para parabenizar os professores orientadores dos projetos e ao setor pedagógico da UREI pela organização desta Mostra Científica, e a parceria da SEMED e demais instituições nessa organização, principalmente ao Governo do Estado, através da SECTI, pela promoção da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, enfatizou a gestora regional, Orleane Evangelista de Santana.
Fonte: URE Imperatriz
Texto e fotos: Cida Marconcine
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI