Teve início, na sexta-feira (19), e segue até a próxima quinta-feira (25), a I Mostra de Cinema na Escola ‘Cine Educa’, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais (SAPPE). A mostra tem por objetivos de ampliar os espaços de debates no âmbito escolar, e, a partir da linguagem cinematográfica, contribuir para a formação integral e cidadã dos estudantes, para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.
“Nós nos baseamos em uma lei federal que garante duas horas mensais de filmes na escola, como atividade pedagógica. A ideia é envolver a comunidade estudantil no debate de temas importantes. Nessa primeira mostra, o tema é “Educar para a Democracia”. A democracia é um tema que tem sido bastante abordado entre nós, brasileiros. A ideia é que os alunos que estão aqui debatendo, ampliem esse debate em suas escolas’, afirmou Leonardo dos Santos, coordenador do programa Mais Grêmios.
Nessa sexta-feira, dia de abertura da mostra, as sessões aconteceram em dois momentos. Pela manhã, no Cintra, que recebeu estudantes de escolas do Polo IX, e à tarde, no CEIN Almirante Tamandaré, que reuniu estudantes de escolas do Polo V. Nas duas escolas foi exibido o filme alemão ‘A Onda’, de Dennis Gansel.
O Filme
O enredo do filme ‘A Onda’, se desenvolve em uma escola da Alemanha. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de “A Onda” ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar “A Onda” pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com “A Onda”, mas aí já é tarde demais.
“O uso do filme aqui na escola é importantíssimo porque é uma linguagem muito acessível para nossos alunos, não deixa de ser uma narrativa e isso vai trazer para ele uma forma muito mais didática para que a gente possa promover o debate. E o tema é essencial e extremamente atual, nós precisamos mesmo discutir e refletir sobre essa temática”, disse Marcelo Fortaleza, professor de História do CEIN Almirante Tamandaré, no bairro Cohab Anil.
“O bacana é que nós estamos aqui com estudantes de várias escolas, e cada um tem seu ponto de vista, então a gente vê o filme, e depois debate, dialoga. Acho que é oportuno, porque a gente precisa discutir sobre democracia, porque o momento é muito oportuno”, disse Vitória Zuleide, vice-presidente do Grêmio Estudantil do Almirante Tamandaré.
“É muito importante a gente estar aqui discutindo sobre democracia, porque é parte da vida da gente, e nós temos que entender melhor sobre isso. Precisamos dar valor a essa democracia que a gente tem”, disse Rafaela Lima, representante do Grêmio Estudantil do C.E. Júlio de Mesquita.
Nesta primeira edição, a mostra traz como tema “Educar para a Democracia”, e para tal, apresenta um guia de títulos a serem trabalhados ao longo do mês de outubro nas escolas públicas de ensino médio da rede estadual de ensino, em que deverá ser fomentado, para além da mostra cinematográfica, debates e rodas de conversa de acordo com a temática definida.
A mostra segue na segunda-feira (22), no Centro de Ensino Y Bacanga, no Anjo da Guarda, e no C.E. Domingos Vieira Filho, no Maiobão.
Fonte: Seduc
21/10/2018
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI