Oportunizar a iniciação científica no ensino Fundamental, de 6 º ao 9º ano, é reconhecer sua contribuição no desenvolvimento da ciência e construção do conhecimento científico. Assim, vislumbrando o fortalecimento técnico-científico nas escolas, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, de 30 de outubro a 1º de novembro, no Auditório da Escola de Governo do Maranhão, a I Trilha Propulsão Científica Mais Integral.
O evento científico reuniu mais de 100 professores de Iniciência e Robótica das Unidades Mais Integral do Maranhão para abordar a Iniciação Científica, incluindo o compartilhamento e as melhores práticas para o desenvolvimento da Política de Educação Integral nos municípios. A programação incluiu mesas-redondas, palestras e minicursos, com foco na experimentação e alfabetização científica.
“Foi um importante momento de troca de experiências direcionadas, principalmente, aos professores, tendo como foco a alfabetização científica e os indicadores sociais das unidades, fortalecendo assim, as reflexões sobre o processo de escolarização e sua importância para a formação integral dos estudantes”, disse Raquel Melo, coordenadora Estadual do Mais Integral.
O coordenador da Frente de Inovação da Seduc, Thiago Gomes, falou sobre a importância da iniciação científica nas escolas. “A inclusão dessas metodologias dinamiza a aprendizagem, tornando-a mais prazerosa e atrativa para os estudantes, além de estimular diversas competências e habilidades na construção do processo educativo, entre elas: a comunicação, autonomia e o protagonismo”, afirmou.
Já o coordenador de Educação Integral e Remota de Caxias, Diego Assunção, destacou a importância da parceria entre o Governo do Maranhão e as prefeituras. “ É um momento de grande valia, troca de experiências e saberes sobre a robótica educacional. Com a agenda formativa, poderemos pôr em prática nos municípios o conhecimento adquirido, fortalecendo assim, o desenvolvimento dos nossos estudantes do Ensino Fundamental”, finalizou.
As atividades tiveram como público-alvo professores de Iniciências e Robótica das Unidades Mais Integral, além dos técnicos representantes da equipe de implantação Mais Integral das Secretaria Municipal de Educação (SEMEDs). O evento foi uma oportunidade para diminuir a distância entre o cientista, a ciência, a pesquisa científica e o estudante da educação básica.
Fonte: Seduc
06/11/2023
Fotos: Karlos Geromy
Texto: Kely Lima
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