5/03/2021 9:00 am

Iema de Cururupu possibilita acesso de estudante com surdez a aulas virtuais

Estudante Clayver Reis assistindo às aulas na UP do Iema de Cururupu

O Governo do Maranhão considera a escola um espaço para inclusão de todos, e tem promovido ações para que também possam garantir aos estudantes com necessidades especiais o acesso às atividades escolares cotidianas. Um bom exemplo vem da cidade de Cururupu, onde a Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) montou um espaço no Laboratório de Robótica para que Clayver Luã Reis Pinto, estudante com surdez, pudesse acompanhar as aulas virtuais.

Clayver Reis estuda na 1ª série do Curso Técnico em Serviços Públicos e, por meio da linguagem de sinais, expressou sua alegria pela iniciativa da escola em disponibilizar o espaço para o acompanhamento das aulas. “Estou feliz e entusiasmado, porque a escola organizou um pequeno espaço para aulas pensando em mim. Que felicidade”, exprimiu.

A estrutura virtual de conexão, montada para o estudante Clayver, foi possível a partir do Google Meet, associado com um programa chamado OntopReplica, que capta a imagem do intérprete de libras e a disponibiliza no canto da tela, permitindo que o estudante acompanhe a aula. O ambiente virtual permite que o professor tenha acesso a todos os estudantes da turma, inclusive a Clayver, que acompanha toda a aula e interage de maneira remota e em tempo real.

O professor da Base Técnica, Michael Jefferson Pinheiro Pereira, destacou a importância da utilização de novas tecnologias para enfrentar os desafios impostos neste momento de pandemia, o que levou muitas escolas a buscarem alternativas para ajudar os estudantes na apreensão do conhecimento.

“É muito importante, nesse período pandêmico, que o professor tenha sensibilidade durante o processo do ensino e da aprendizagem, uma vez que lidamos com diversas limitações apresentadas pelos nossos estudantes, portanto o professor deve adaptar-se a cada desafio que existe frente a essas novas metodologias de ensino. Estamos nos reinventado todos os dias para levar educação de qualidade para nossos jovens maranhenses da cidade de Cururupu e região”, ressaltou.

A gestora geral do Iema de Cururupu, Marileide Santos Costa, contou sobre a estratégia utilizada pela escola para auxiliar o estudante no aprendizado. “Antes de organizarmos a sala aqui na Unidade Plena do Iema de Cururupu, a gestão e os dois professores intérpretes de libras fizeram uma busca ativa na casa do estudante para conhecer sua realidade e estabelecer vínculos mais estreitos com ele. Esse primeiro momento foi determinante no processo. A partir daí, planejamos todo o trabalho com o aluno e para ele”, expressou.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
Texto: Antônio Figueredo
05/03/2021

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI