28/10/2022 11:24 am

IEMA Escola de Música Lilah Lisboa realiza o 10º Recital Brincando com a Música

Uma noite regada a doces acordes, euforia e muito talento! Assim foi o “Recital Brincando com Música”, promovido pelo IEMA Escola de Música Lilah Lisboa (IEMA/EMEM), nesta quarta-feira (26), no auditório da escola. O evento, que está em sua 10ª edição, é parte das comemorações do mês das crianças e também tem o objetivo de dar visibilidade aos talentos musicais da EMEM.

O recital contou com a participação de familiares, amigos, convidados especiais e professores da escola. A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, fez questão de participar do evento e prestigiar os pequenos instrumentistas. Ela destacou o apoio do Governo do Maranhão à cultura.

“Eu vim aqui para apreciar a arte e o talento dessas crianças, dos nossos estudantes da Escola de Música e dos nossos professores, tão primorosos. Eu trago, também, o abraço fraterno e acolhedor do governador Carlos Brandão, que é um apreciador da cultura”, disse Leuzinete.

“Como todo mundo sabe, fizemos o maior São João do Brasil, mantemos esses espaços de cultura tão agradáveis, acolhedores e importantes para o fortalecimento da arte no Maranhão, em todas as suas facetas. Eu recebi a missão de ser secretária de educação, e além das mais de mil escolas e dos mais e 280 mil estudantes sob a nossa governança direta, recebemos, com muita alegria, quatro casas de cultura para abrigar, entre elas a Escola de Música Lilah Lisboa, e quão alegre foi esse momento, porque eu sou uma apaixonada pela música, por todas as artes”, destacou a secretária, que continuou falando sobre a importância da arte na vida na formação da cidadania.

“A música é uma das mais emblemáticas linguagens universais, que todo mundo consegue compreender, e ela tem um papel fundamental na educação das nossas crianças. Eu sou defensora da música aliada à educação, porque a música enternece a alma, amacia o coração, alegra a nossa vida. Acho que a vida teria menos graça, sem música. Meus cumprimentos aos pais, às famílias que apostaram na arte como um potencial importante para ajudar no desenvolvimento socioemocional dos seus filhos, das suas crianças”, finalizou Leuzinete.

Foram duas horas de recital com apresentações de cerca de 100 crianças e adolescentes de Musicalização e Fundamental Infantil. Crianças como o pequeno Gabriel Brasil, de apenas 4 anos, que esbanjou talento ao piano tocando peças tradicionais, como: “American nursery song – Mary had a little lamb” e “A boneca sem corda”, de Mário Mascarenhas. “Eu amo música! Eu gosto de tocar piano desde pequeno”, disse Gabriel.

Os estudantes Davi Lima (na sanfona), Enzo Gabriel (no triângulo) e Davi Luís (no violino) formam um Trio, ainda sem nome, mas cheio de graciosidade, fincado nas raízes nordestinas. Os três atraíram ouvidos apurados e olhares atentos da plateia, ao executarem canções como “Asa Branca”, de Luís Gonzaga.

“Esse grupo, a gente não sabe o nome. A gente criou foi tipo, do nada! A professora falou para a gente: gente, ‘bora’ na apresentação criar um grupo, assim de forró? Aí, tá bom! E a gente tocou essa música com esse trio”, falou o pequeno Enzo Gabriel, que completou cheio de entusiasmo: “Música, para mim, é vida! É tipo assim, uma coisa que eu nunca vou largar, nem uma vez na minha vida, eu vou largar a música”, finalizou Enzo, que toca triângulo.

“Eu toco violino, flauta e bateria! É muito importante tocar. Eu gosto muito de música porque mexe com o coração da gente”, disse Davi Luís, de 8 anos.

Talentos maranhenses

O recital teve, ainda, a participação do cantor Emanuel Ferraro, campeão do “Canta Comigo Teen”, programa do Rodrigo Faro, na TV Record. Ele que é ex-aluno da Escola de Música, se juntou aos “Irmãos Lima”, para entoar clássicos da música popular brasileira como: “Carcará”, do extraordinário João do Vale; e “Feira de Mangaio”, do eterno mestre Sivuca e de Glorinha Gadelha.

“Eu fui aluno da Escola de Música do Estado do Maranhão. E, assim, a escola é muito importante na formação cultural das crianças, pois ela me educou muito no meu jeito de cantar, culturalmente, principalmente. E eu tenho muito carinho por essa escola, e é isso: a sensação de voltar aqui é muito boa”, disse Emanuel.

“Hoje, vivenciamos um grande momento homenageando as crianças, com o projeto Brincando com a Música, onde nós trouxemos os recitais infantis. A proposta é inserir as crianças nesse contexto musical. A Escola de Música traz esse valor: oportunizar às crianças esse momento mágico, onde elas possam mostrar o que estão aprendendo, mostrar talento. É também um momento de confraternizar com os familiares dos nossos alunos”, concluiu Elias Ribeiro, gestor geral da EMEM.

Mais fotos:

28/10/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI