Com objetivo de dialogar sobre as demandas de cursos técnicos e definir aqueles que serão ofertados de forma integrada ao Ensino Médio, nas novas unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nessa semana, o calendário de audiências públicas em seis municípios maranhenses que terão novas unidades do Instituto.
O primeiro município a receber a audiência foi Bacabal, na última terça-feira (10), onde pais e alunos da rede pública e particular de ensino, professores e dirigentes de escolas municipais, estaduais e particulares, entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais, associações e sindicatos, lideranças comunitárias, órgãos públicos (Ministério Público, Defensoria etc.), prefeituras, Câmara de Vereadores e sociedade em geral puderam conhecer as propostas.
De acordo com o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello, a ação tem como intuito escolher os cursos técnicos, de acordo com a vocação de cada município. “A Seduc está realizando as audiências públicas nos municípios que irão receber o IEMA em 2021, ouvindo a população de forma democrática e também olhando a geração de emprego e renda. Queremos desenvolver esses municípios através do IEMA, por isso, nos próximos dias, estaremos todos mobilizados em audiências públicas nessas regiões”, destacou.
Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, esse é o primeiro passo na implantação das novas unidades. “Nessas primeiras audiências recebemos um público bem expressivo, mas tomando todas as medidas sanitárias. Recebemos as sugestões e dialogamos sobre a implantação dos cursos nos municípios, o próximo passo é a tabulação dos dados para definição dos cursos”, explicou.
A secretária Municipal de Educação, Rosilda Alves, expressou sua gratidão pela chegada do IEMA ao município de Bacabal. “Recebemos com muita alegria a audiência pública em nossa cidade. O IEMA vai transformar a vida dos nossos jovens, ampliar as oportunidades. Sugerimos os cursos e aguardamos com muita ansiedade a inauguração e início das atividades”, disse.
Letícia Portela, estudante da rede municipal de Bacabal, sonha em ser advogada, e sugeriu o curso técnico em Serviços Jurídicos para unidade do IEMA no município. “Estou muito ansiosa para a inauguração do Instituto. Quero muito estudar no IEMA e fazer o curso de Serviços Jurídicos, pois no futuro pretendo ser advogada. Estou muito feliz em participar desse momento e sugerir o curso que pretendo fazer”, contou.
Em Santa Luzia do Paruá, a plenária aconteceu na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (12), contando com a participação de estudantes do 9º ano, professores, gestores escolares e sociedade civil. “Quero parabenizar a equipe. Acompanho o instituto pelas redes sociais e pelas notícias na televisão e quero muito que meu filho estude nessa escola. Antes os nossos jovens precisavam sair do município para se profissionalizar, hoje os estudantes poderão se qualificar ainda no Ensino Médio”, relatou a professora Marlene da Silva.
A estudante Maria Júlia ressaltou a importância da chegada do IEMA para sua qualificação e de seus colegas. “Os cursos técnicos profissionalizantes do Instituto são fundamentais, pois conversam com as demandas do nosso município e poderemos ser absorvidos de maneira mais rápida do mercado local”, reiterou.
Calendário de audiências públicas
Os encontros continuam no dia 17 de novembro, na cidade de Vargem Grande, às 9h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Rua Sebastião Abreu, Centro. Em Codó, a reunião acontece no dia 18, às 9h, no Auditório da UEMA, na Rua Lea Archer, nº 86, Bairro São Sebastião.
Na cidade de Viana, o encontro será realizado no dia 20 de novembro, às 14h, no Auditório da Casa Maria Léo, localizado na Rua Dr. Castro Maia, S/N, Centro. A programação desse ciclo de reuniões encerrará no dia 23 de novembro, na cidade de Amarante do Maranhão, às 9h, no Pátio da Igreja Católica Sagrado Coração, localizado na Praça Cícero Nascimento.
Fonte: Seduc
Foto: Divulgação
12/11/2020
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI