22/03/2023 9:19 am

IEMA Integral Bilíngue apresenta experiência do Maranhão em Simpósio Internacional de Educação no RS

IEMA Bilíngue apresentou experiência do Maranhão em Simpósio Internacional no RS (Foto: Divulgação)

O Maranhão foi destaque no 2º Simpósio Internacional de Educação Bilíngue, ocorrido entre os dias 17 e 19 de março, na Faculdade Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A gestora geral do IEMA Integral Bilíngue do Maranhão, Ingrid Costa, apresentou a experiência implantada na instituição, uma escola pública de Tempo Integral do Ensino Fundamental.

O Simpósio reuniu profissionais da área da educação e demais interessados no ensino bilíngue, com intuito de aperfeiçoar práticas, tendências e pesquisas em educação bilíngue que estão acontecendo no mundo.

O evento contou com a presença de grandes pesquisadores da área de cognição e multilinguismo, como Rita Ladeia, Ubiratã Alves, Ingrid Finger, Judith Kroll, da Universidade da Califórnia, e da professora pesquisadora mestra, Luciana Brentano, que também foi a idealizadora e organizadora do evento.

Ao lado das pesquisadoras Luciana Brentano e Rita Ladeia, a gestora geral do IEMA Bilíngue do Maranhão foi convidada a palestrar sobre a temática “Diretrizes, resoluções e normativas: por uma política linguística para a educação bi/plurilíngue no Brasil”.

“Foi uma honra estar entre alguns dos maiores pesquisadores do bilinguismo do Brasil e do mundo. Poder discutir sobre os vários tipos de educação bilíngue e a competência de cada um, sem que nenhum se sobreponha ao outro”, comentou Ingrid Costa.

“Nosso principal objetivo foi mostrar, através do IEMA Integral Bilíngue, que há espaço para as escolas públicas, e que as mesmas precisam ser inseridas nesse contexto, se trabalhamos por igualdade social”, completou a gestora.

O Simpósio também trouxe à tona a importância de um olhar mais aprofundado para o ensino bilíngue, suas práticas e tendências, que são urgentes para uma educação de qualidade, comprometida com o desenvolvimento de competências para o século 21.

Durante o evento, também foi anunciada a criação da Associação Brasileira de Educação Plurilingue (ABRASEP), entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de compartilhar e incentivar novas pesquisas na educação bilíngue.

“O desafio é desenvolver cursos e eventos sobre multilinguismo e fortalecer o ensino e a aprendizagem através dos diversos contextos de educação plurilingue existentes no Brasil, uma realidade da qual não podemos mais fugir”, concluiu Ingrid Costa, que agora também faz parte da comissão da ABRASEP.

Fonte: Seduc
Texto: