23/02/2021 3:15 pm

Iema Integral Bilíngue promove aula inaugural de curso de Inglês ofertado para a comunidade

Secretária adjunta Nadya Dutra acompanha aula inaugural do curso de Inglês ofertado à comunidade, no Iema Bilíngue

A aula inaugural promovida pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Integral Bilíngue, na segunda-feira (22), marcou o início ao Curso de Inglês, que está sendo oferecido, de forma gratuita, para os moradores da comunidade da área do Bequimão, em São Luís, onde o instituto está localizado e os alunos residem.

Atualmente, o curso possui 5 turmas com 15 alunos cada uma, para que seja garantido o distanciamento. Estão sendo oferecidas aulas para jovens de 12 a 15 anos, das 18 às 19h e, também, a pessoas com mais de 16 anos, das 19 às 20h.

O Iema Integral Bilíngue segue todos os protocolos de segurança para realizar as atividades presenciais. Além do distanciamento, outros procedimentos são executados na escola, como a aferição da temperatura de estudantes, higiene pessoal, com limpeza frequente das mãos, uso obrigatório de máscara dentro do ambiente escolar e a limpeza regular dos banheiros, lavatórios e outros espaços, para garantir a segurança de estudantes, professores e dos funcionários.

O morador do bairro Rio Anil e aluno do curso de Inglês, João Vitor de Sousa Campelo, 12 anos, expressou o significado do curso para a sua trajetória de vida. “Eu quero aprender Inglês porque vai fazer parte da minha vida. Eu vou aprender a traduzir músicas, jogos e outras coisas mais”, afirmou.

A aula inaugural contou com a presença da secretária adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra, que ressaltou o apoio do Governo do Estado à comunidade. “Estamos cumprindo outra diretriz do Programa Escola Digna, que é a relação escola e comunidade, ação muito importante para todos nós. É de grande valia a escola ofertar um curso de inglês para os irmãos de nossos estudantes, pais e para a família. É uma honra oferecer esse serviço, porque fortalece o laço do Programa Escola Digna e do Pacto Pela Aprendizagem”, ressaltou.

A aluna do curso, Anna Victória, 26 anos, moradora do bairro Angelim, contou que o curso será uma grande oportunidade para a sua vida. “O curso de Inglês oferecido pelo Governo do Estado está sendo uma grande oportunidade para mim, porque no mercado de trabalho ter um curso de inglês é requisito primordial e eu não poderia deixar de aproveitar essa oportunidade”, salientou.

A professora de Inglês, Isabella Cabral, espera que os alunos do curso aproveitem a oportunidade e obtenham novas conquistas. “É muito importante levar esse projeto para a comunidade, dando oportunidade para que os jovens ampliem, cada vez mais, o seu conhecimento e tirem bons frutos mais na frente. A gente espera que todos que estão aqui hoje aproveitem esse grande momento, para que o futuro deles seja cada vez melhor”, explicou.

Outras ações

O Iema Bilíngue promoverá outros projetos direcionados à comunidade. A gestora geral da escola, Ingrid Costa, falou sobre novas atividades que serão realizadas na escola e elogiou a ação do Governo do Estado para auxiliar os moradores na busca de conhecimento. “Além do Inglês, teremos, em breve, outros projetos direcionados à comunidade, como capoeira, zumba, balé, jiu-jitsu, que serão ofertados no horário noturno”, destacou.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueiredo
Fotos: Lauro Vasconcelos
23/02/2021

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI