15/12/2021 3:33 pm

IEMA Vocacional certifica mais de 700 jovens e adultos em Paço do Lumiar

Cerca de 700 jovens e adultos do município de Paço do Lumiar receberam, nesta terça-feira (14), seus certificados após a conclusão dos cursos vocacionais ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em 10 polos no município. Durante a solenidade, também foram entregues 100 kits do Programa Mais Renda, para apoio ao empreendedorismo e abertura de negócios dos formandos.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que a qualificação dos maranhenses para a geração de emprego e renda é uma das prioridades do Governo Flávio Dino, que já abriu mais de 60 mil vagas em cursos vocacionais do IEMA no Maranhão.

Autoridades certificam estudantes (Foto: Cinaldo Oliveira)

“O Governo Flávio Dino tem ajudado as pessoas a ingressarem no mercado de trabalho, com oferta de qualificação profissional aos jovens e adultos, garantindo emprego, renda e melhorarem suas vidas e de suas famílias. Assim, o governador Flávio Dino avança revolucionando o Maranhão através da Educação”, sublinhou Camarão.

Estudantes exibem certificados do IEMA Vocacional (Foto: Cinaldo Oliveira)

Em Paço do Lumiar, foram abertas 20 turmas em cursos de corte e costura, artesão em trabalhos manuais, artesão em trabalhos em madeira, sistema eletrônico de segurança, confeitaria, cabeleireiro, cuidador de idoso, eletricista predial, salgadeiro, barbeiro, estética, manicure e pedicure, espanhol, auxiliar pedagógico, panificação e auxiliar de higiene bucal.

Jovens e adultos cursistas receberam kits do Programa Mais Renda (Foto: Cinaldo Oliveira)

Os cursos ocorreram nos polos: Rio Grande, Upaon-Açu, Vila São José I, Vila São José II, Jardim Primavera, Carlos Augusto, Morada do Bosque, Nossa Senhora da Luz, Cururuca e Pindaí.

Para Jane Andréa Oliveira, o curso de estética abriu muitas portas. “Quero agradecer a oportunidade que estou tendo. Abriu um leque, já estou trabalhando, consegui clientes e comprei os materiais. Só tenho a agradecer”, disse.

Rosana Ribeiro, do curso Cuidador de Idoso, comentou que a qualificação foi uma oportunidade para geração de renda e emprego. “Quando comecei estava desempregada, sem perspectivas, e agora já estou trabalhando na minha área de cuidadora. Agradeço muito porque nossa comunidade precisava”, revelou.

A professora do curso de confeitaria, Tânia Regina Monteiro, fez um balanço positivo quanto à aprendizagem dos estudantes em dois polos que ela ministrou. “No início, tive alunos que não sabiam bater uma massa de bolo, agora já estão vendendo seus produtos e gerando sua própria renda. Isso, para mim, é muito gratificante”, concluiu a professora.

Secretário Felipe Camarão destaca investimentos em qualificação dos profissionais (Foto: Cinaldo Oliveira)

Fonte: Seduc
Fotos: Cinaldo Oliveira