19/06/2023 2:20 pm

Inscrições abertas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023) do segundo semestre

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as inscrições para o 2º semestre de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo para universidades públicas, tiveram início nesta segunda-feira (19) e seguem até as 23h59 desta quinta-feira (22). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado será divulgado no dia 27 deste mês. Para participar, os interessados devem acessar o site: https://acessounico.mec.gov.br/sisu

O período de matrícula ocorrerá entre os dias 29 de junho e 4 de julho de 2023. Podem se inscrever todos os estudantes que participaram do Enem 2022, edição mais recente antes do processo seletivo do Sisu; obtiveram nota na prova de redação maior do que zero; e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.

O acesso ao sistema de inscrição é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no site www.gov.br

O Sisu reúne em um sistema eletrônico, que é gerido pelo Ministério da Educação (MEC), as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

No ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso entre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema. No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Para participar da lista, os interessados devem realizar suas inscrições de 27 de junho a 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera acontecerá a partir de 10 de julho.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme determinação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, ainda, de acordo com as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o sistema faz, automaticamente, o cálculo e gera uma nova nota, que é apresentada ao candidato.

Para outras informações, consulte o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: https://acessounico.mec.gov.br/

Fonte: Seduc
19/06/2023

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI