1/03/2023 1:12 pm

Inscrições para a 18ª OBMEP estarão abertas até 17 de março

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as inscrições para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estarão abertas até 17 de março. A Olimpíada é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos estudantes do Ensino Médio. As escolas públicas deverão realizar a inscrição exclusivamente no site da OBMEP, www.obmep.org.br.

A OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Cada escola indicará, no momento da inscrição, o número total de estudantes inscritos por cada nível. A alteração na inscrição, como a mudança no número de participantes e correção de dados cadastrais, será permitida apenas durante o período de inscrição.

Para viabilização da inscrição, a escola deverá informar o respectivo código MEC/INEP, o qual será considerado como o número de identificação junto à OBMEP em todo o processo. As escolas com mais de uma filial e com códigos MEC/INEP diferentes deverão inscrever-se por código e não por rede.

O login da escola, para acesso ao sistema, será sempre o código MEC/INEP e a senha será aquela cadastrada pela escola no ato do processo de inscrição. Essas informações deverão ser utilizadas para acesso ao sistema em todas as etapas da 18ª (OBMEP).

A escola deverá indicar, no ato da inscrição, a necessidade de provas especiais para os alunos (somente em Braille ou prova com letra ampliada) no campo apropriado para tal, sendo certo que o IMPA poderá, a qualquer tempo, solicitar a devida comprovação da condição que demanda o envio de prova especial.

OBMEP Ouro

Em 2022, o Maranhão foi destaque na OBMEP com a conquista de 4 medalhas de ouro. Levaram ouro na competição, os estudantes Thiago Henrique Barros Ferreira e Luís Patrício, do Centro de Ensino Antônio Sirley, em Formosa da Serra Negra; José Vitor Dias do CE Didácio Santos, localizado em Balsas; do município de Anapurus, do CE Júlio Pires Monteles, o estudante Luís Martins. Além deles, o Maranhão também obteve 3 medalhas de prata e 23 de bronze, além de menções honrosas a outras escolas e estudantes da rede estadual.

“Sempre gostei de números e a Matemática, para mim, é uma diversão. Já participei outras vezes, mas gostei muito dessa última. O Maranhão tem um ótimo desempenho educacional e merece todo esse destaque. E tudo isso, mais o incentivo da minha família, professores e amigos, trouxeram essa conquista”, revelou Thiago Henrique Barros Ferreira, um dos medalhistas de ouro.

Para mais informações sobre a OBMEP 2023, os interessados devem acessar o site www.obmep.org.br.

Fonte: Seduc
01/03/2023

Serviços

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Links Úteis

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI