A dona de casa Antonia Silva, de 47 anos, está pensando em voltar a estudar. A motivação é a construção de uma unidade escolar em frente a sua casa, no Parque Alvorada, em Imperatriz. “É tão pertinho de casa e uma escola que está ficando tão maravilhosa, que até eu estou pensando em voltar a estudar”, conta. A escola Amaral Raposo contará com uma área de 2700 m², 10 salas de aula, laboratório, sala de multimeios, biblioteca e auditório. Com as obras iniciadas em maio, a estimativa de entrega é para o início do ano que vem. O espaço possui capacidade para receber 1.200 alunos do Ensino Médio. Para a obra estão sendo investidos R$ 1 milhão a partir de investimentos do Governo do Estado e emenda parlamentar do deputado estadual Marco Aurélio.
Com a conclusão da obra será solucionado um problema antigo da região que era a ausência de uma escola de Ensino Médio. Para não interromper os estudos, os estudantes precisavam se deslocar para bairros próximos, como Centro e Vila Nova, distantes cerca de sete quilômetros. “Após a inauguração do Amaral Raposo, os alunos não precisarão mais se submeter ao risco e ao desconforto do deslocamento a outros bairros em busca de educação”, afirmou a diretora regional de educação de Imperatriz, Orleane Santana.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, o pacote de benefícios no setor da educação representa um dos programas de investimento mais significativos desenvolvidos pelo governador Flávio Dino. “São 63 escolas que praticamente estão sendo reconstruídas e um investimento de mais de R$ 90 milhões na melhoria das condições de ensino. Essas escolas estão espalhadas em municípios de todas as regiões do Maranhão, mostrando a sensibilidade do governador Flávio Dino que está cuidando das questões que são mais emergenciais, além do futuro do nosso estado”, disse.
Outras ações na educação
Outras unidades foram reformadas na Região Tocantina: Vicente Yanez Pizon, no Ribeirãozinho; Newton Barjonas Lobão e Vespasiano Ramos, em Imperatriz; Rio Amazonas e Henrique de La Roque, em João Lisboa; Tobias Barreto e Professora Norma Suely Mendes – a antiga Isabel Cafeteira, em Açailândia.
As escolas estão recebendo novas instalações elétricas e hidráulicas, reforço nos telhados, troca dos pisos, pintura, melhorias e construção de banheiros, instalação de pontos para o recebimento de centrais de ar e melhoria nos espaços de convivência. As escolas contam, também, com a política de manutenção preventiva, implantada pela Sinfra.
Na Região Tocantina, a diretora do Centro de Ensino Vespasiano Ramos em Imperatriz, Wilamita Maria da Cruz, comemora as novas instalações da escola. “A gente está muito contente, tem mais de 40 anos que a escola Vespasiano Ramos foi construída e nunca havia passado por uma reforma. Nós da direção da escola, juntamente com o colegiado, é que realizávamos diversas atividades, como gincanas e um verdadeiro malabarismo no orçamento para fazer os reparos possíveis. Essa iniciativa do governo é muito importante”, declara Wilamita.
Fonte: Sinfra
Texto: Janaina Amorim
Fotos: Jackson Silva/Sinfra
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI