23/08/2017 6:07 pm

Jornada de Alfabetização ‘Sim, Eu Posso’ inicia atividades em Afonso Cunha

Maria Gorete da Conceição é uma das 634 pessoas do município de Afonso Cunha matriculadas na segunda fase da Jornada de Alfabetização ‘Sim, Eu Posso’, resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Movimento Sem Terra (MST), para reduzir o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos em 15 municípios integrantes do Plano de Ações Mais IDH.
“Estudei uma vez, mas larguei. Minha nora, que é professora, me convidou pra vir ‘pra’ essa aula. Eu quero estudar pra aprender mais e eu vou lutar para ver se eu consigo assinar meu nome”, revelou a senhora durante a aula inaugural do programa, nesta terça-feira (22), em Afonso Cunha.

O senhor Raimundo Rodrigues da Silva falou da expectativa sobre o programaO senhor Raimundo Rodrigues da Silva, de 57 anos, também fará parte de uma das 45 turmas que serão ofertadas no município. A expectativa dele é encerrar o ciclo programa sabendo ler e escrever. “Estou muito feliz. Tudo que eu quero agora é aprender ler e escrever”, disse.

As aulas inaugurais do ‘Sim, Eu Posso!’ estão acontecendo nas sedes dos municípios desde o último sábado (19) e se estendem até o próximo dia 29 (terça-feira). Além de Afonso Cunha, já houve aulas inaugurais em Santa Filomena, Itaipava do Grajaú, Aldeias Altas e Marajá do Sena. Nesta quarta-feira (23) foi a vez dos municípios de Santana do Maranhã e São João do Carú; na quinta (24), Lagoa Grande; sexta (25) em Gov. Newton Belo e Água Doce; São Raimundo do Doca Bezerra, Milagres e São Roberto serão no sábado (26); Belágua, no domingo (27) e na terça-feira (29) em Jenipapo dos Vieiras.

O ‘Sim, Eu Posso!’ é uma das ações estratégicas do Plano Mais IDH, instituído pelo Governador Flávio Dino, logo nos primeiros dias da gestão, com objetivo de promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais. Ano passado (1º ciclo) o programa aconteceu em oito municípios com baixo Índice IDH no Maranhão. Cerca de 7 mil pessoas foram alfabetizadas. Neste ano a meta é levar alfabetização para aproximadamente 20 mil maranhenses em 15 municípios.

Escola Digna
Outra ação estratégica do Mais IDH, no campo da educação, é o Programa Escola Digna, que prevê entre outras ações assessoria técnico-pedagógica aos municípios. Em Afonso Cunha, o Governo do Estado, por intermédio da Seduc, está realizando formação para gestores escolares da rede municipal. Nesta terça-feira (22), a cidade também sediou o encontro formativo para gestores.

Para a articuladora pedagógica do ‘Escola Digna’ em Afonso Cunha, Maria José Costa, o programa é uma iniciativa louvável do governador Flávio Dino. “É um programa que está norteando os profissionais da educação. É uma inovação para todos nós. A parceria do governo e o município é muito importante e todos nós abraçamos, porque desejamos uma educação melhor a cada dia para nossos filhos”, concluiu.

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos/Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI