10/10/2016 2:34 pm

Jornada Liceísta reúne 1,8 mil estudantes

liceu (4)

Estudantes falam sobre ‘Tribos Urbanas’ e a pluralidade ideológica e estética num mesmo ambiente escolar

O Centro de Ensino Liceu Maranhense promoveu, nesta sexta-feira (7) a VII Jornada Liceísta, com o tema: “Liceu, Quem Somos?”, com o objetivo de levar os estudantes a traçar o perfil e a identidade da escola, desde o seu nascimento, em 1838, até os dias atuais e, ao mesmo tempo, estimular uma maior integração entre a comunidade escolar.

A jornada envolveu os mais de 1800 estudantes, de 42 turmas, nos três turnos. O tema foi dividido em 20 subtemas. Assim, foram trabalhados assuntos como: ‘As parcerias do Liceu’, ‘Diversidade cultural e religiosa Liceistas’, ‘Tribos Urbanas’ entre outros.

liceu (2)

Estudantes do 2º ano falam sobre ‘Diversidade cultural e religiosa Liceistas’

Os alunos da turma 106 trabalharam a temática ‘Família Liceísta’, fazendo uma abordagem sobre a união entre as pessoas que formam a comunidade escolar e da escola com as famílias dos estudantes. Numa árvore genealógica, os alunos traçaram o perfil da família liceísta, destacando por meio de fotografias momentos importantes vivenciados na escola, desde os eventos culturais, esportivos, a uma simples florada do jambeiro que por alguns meses transforma o pátio da escola num belo tapete cor de rosa, que é admirado por todos. “Nós quisemos abordar a união entre alunos, professores, funcionários da escola, e entre a comunidade escolar e as famílias de cada estudante. Mostrar que quando a família e a escola trabalham unidas o resultado pode ser muito positivo”, destacou Sarah Pestana, aluna da sala 106.

Os estudantes da turma 201 trabalharam a temática da ‘ Prática Esportiva nos Liceus’, mostrando a tradição da escola no esporte que já rendeu uma galeria de troféus e medalhas e revelou atletas, no passado e no presente, como é o caso Marcelo Santos Lima Filho, de 16 anos, faz atletismo desde os 12 anos e já conquistou sete medalhas nos JEM’s, uma no JEB’s e uma nos Jogos Escolares Sul-Americanos. “O Liceu nos incentiva a fazer o que gostamos e temos habilidade para fazer. E está sendo muito bacana estar mostrando isto aos nossos colegas nesta jornada”, disse Marcelo.

Já a turma 204 falou das ‘Tribos Urbanas’, com foco na diversidade de grupos com pluralidade de ideologias, estilos de vida, estética e credos diferentes, que pode haver no universo de uma escola. “Nós quisemos focar neste tema, visto que no Liceu temos bastante liberdade de nos expressar, seja esteticamente, seja ideologicamente. O nosso diretor sempre abre espaço para debates e conversas que sejam construtivas. É surpreendente quantas tribos a gente pode encontrar numa escola”, destacou Pedro Paulo Barros Fernandes, aluno do 2º ano.

liceu (1)

Estudantes do 1º ano do Liceu traçam perfil da família Liceísta, durante a VII Jornada Liceísta

“É importante que aprendamos a viver com as diferenças, que respeitemos a maneira de ser de cada um. O respeito é fundamental e deve existir em todo lugar. E que bom que aqui a gente esteja aprendendo a importância de conviver com as diversidades, porque os diferentes quando se somam trazem um benefício enorme para a sociedade” completou Willian Ricardo Santos, estudante do 2º ano.

“A jornada permite a nós professores trabalhar com os nossos alunos de uma forma muito mais ampla. Eu pude, por exemplo, trabalhar a oralidade, a expressão corporal, a segurança ao falar em público, formação de conceitos. E estou muito feliz com os passos que alunos deram”, disse Eglajef Oliveira, professora de Língua Portuguesa.

“Nós estamos muito satisfeitos em ver o encantamento dos estudantes em descobrirem a própria escola. Uma coisa é o aluno transitar diária na escola, outra coisa é você pesquisar a funda as origens, a história da escola, ver de uma forma mais detalhadas o que estamos fazendo, qual é a tendência que estamos seguindo. Estamos de fato felizes com os trabalhos apresentados’, enfatizou o professor Deurivan Sampaio, gestor geral do Liceu.

Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI