A Semana do Protagonismo promoveu diversas atividades nos 36 centros Educa Mais (Escolas de Tempo Integral) da rede estadual de ensino. O evento, que iniciou segunda-feira (16) e encerrou nesta quarta (19), contou vasta programação envolvendo jovens na criação dos clubes do protagonismo, com objetivo de formar o estudante para desenvolver e exercitar um conjunto de habilidades essenciais para a sua formação nos âmbitos da sua vida pessoal, social e produtiva.
No Centro Mônica Vale, o estudante Samuel Carlos, do 3º ano, explicou que o Clube do Protagonismo, na sua constituição, deve ensinar algo que agregue valor aos seus associados e colaborar com o sucesso da escola na formação do estudante protagonista. “O principal diferencial que a escola de tempo integral traz são as oportunidades que oferece, porque a gente tem projetos como os clubes e as aulas práticas de laboratório, diferenciais muito importantes e, a partir disso, você passa a adquirir responsabilidade de montar um clube, de poder conviver com outras pessoas, de poder respeitar as opiniões e você se torna um jovem protagonista, presente na escola de tempo integral”, destacou.
De acordo com o estudante, um jovem protagonista é autônomo, solidário e competente. “Na escola de tempo integral, eu passei a ter contato com os clubes, no qual eu desenvolvo a minha capacidade cognitiva, a minha capacidade de ser, de conviver, de viver no meio social, porque o homem é um ser social e ele precisa saber conviver, saber respeitar e os clubes, que estão presentes nas escolas de tempo integral, ajudam a nos desenvolver com cidadão”, ponderou Samuel.
Clube do Protagonismo
O Clube do Protagonismo funciona a partir das áreas de interesse dos estudantes e seus integrantes desenvolvem atividades que proporcionam trocas de informações e de experiências, relacionadas ou não à vida escolar, que permitirão aos jovens, envolvidos na ação, ampliarem suas possibilidades de atuar no mundo de maneira responsável, consciente e solidária.
Para Milena Lins, estudante do 1º ano, a criação dos clubes é uma das boas propostas que os Centros Educa Mais oferecem a seus estudantes. “O protagonismo me ajudou a ter organização e responsabilidade, eu sou uma das jovens protagonistas escolhidas, porque consegui me destacar por conta dos clubes, que é umas das melhores propostas que a escola da escolha tem. O impacto que isso me causou foi que tanto dentro quanto fora da escola eu me tornei uma pessoa totalmente organizada e responsável, então eu acho que essa é uma escola que deve ser implantada em todo o Maranhão, porque traz bastante aprendizado e com o tempo trará ainda mais melhorias para o ensino”, completou Milena.
“A escola tem um ambiente acolhedor, os professores estão ali para auxiliar no que você precisar, há apoio aos estudantes na busca de seus objetivos e a escola tem mostrado isso para mim, um ambiente acolhedor, onde a gente pode sonhar. A escola me ajuda a ser uma pessoa melhor, uma pessoa mais responsável e também protagonista”, finalizou a estudante do 1º ano, Brenda Zaphyra.
No Clube do Protagonismo, o estudante tem autonomia para criar, mas o professor é peça importante no processo. Um professor pode apoiar o protagonista, ajudando a identificar a situação-problema e posicionar-se diante dela, empenhando-se para que o estudante não desanime e nem se desvie dos objetivos do grupo e ainda, favorecer a criação de vínculos entre os colegas.
Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo
Fotos: Antônio Martins
18/06/2019
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