Incentivar o hábito de leitura em jovens estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Esse é o objetivo da série de palestras iniciadas, nesta segunda-feira (28), nos Centros Educa Mais de São Luís. Os alunos do Centro de Ensino em Tempo Integral (Educa Mais) Margarida Pires Leal foram os primeiros a ouvir as incríveis trajetórias de dois jovens maranhenses que são escritores e youtubers, e hoje fazem muito sucesso em suas áreas.
O youtuber e escritor Bruno Di Oliveira e a jovem escritora Déa Alhadeff foram os responsáveis por levar motivação e encorajamento aos estudantes do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio.
“A palestra foi muito boa e muito incentivadora, ela mostrou coisas que talvez eu só imaginaria, e me abriu portas para um outro mundo, falou sobre seguirmos os nossos sonhos e nunca desistir. Eu leio com frequência e vou continuar lendo”, revelou empolgado o aluno Pedro Lucas Fontinele, de 15 anos.
Para Carise Fernanda Silva, responsável pelo setor de Supervisão de Bibliotecas Escolares, além do incentivo para manter o hábito da leitura, o principal objetivo da palestra foi fazer com os estudantes se vejam nos jovens que hoje estão fazendo sucesso em diversas plataformas e até mesmo fora do Maranhão.
“É importante porque eles são dois escritores jovens que surgiram na internet, onde é o maior canal de informação dos nossos alunos, e aí nós trouxemos eles para as escolas, para os espaços das bibliotecas, para incentivar a adquirir o hábito da leitura, porque eles são jovens leitores também. E, principalmente, para que os nossos estudantes olhem também para esses jovens e se enxerguem também”, ressaltou Carise Fernanda Silva.
“Trazer pessoas aqui do Maranhão mesmo para influenciar a gente a ler foi muito bom. A nossa escola tem uma biblioteca que precisa ser muito mais utilizada por nós, alunos. Ler é uma coisa muito boa, mas as pessoas não aproveitam a oportunidade. Eles foram pessoas que agarraram a oportunidade que tiveram e estão querendo que nós sigamos os exemplos deles, e isso é muito legal”, disse a aluna do 2° ano, Tayane Glenda Cutrim.
Para o youtuber e escritor de 31 anos, Bruno Di Oliveira, essa é uma oportunidade de falar um pouco também sobre construir o futuro. “Passar a minha história de vida para essa galera é muito massa, porque eles se inspiram e acabam percebendo que é possível sim realizar aquilo que você quiser. Através do bate papo, de jovem para jovem, a gente consegue se conectar com os estudantes, passando para eles um pouco do que a gente viveu e o que a gente conseguiu conquistar até agora, eu acredito que assim tenha uma transformação, que dê para deixar uma semente em cada um”, ressaltou.
A jovem escritora de 24 anos, Déa Alhadeff, escreve desde os 13 anos e afirma que o contato direto com os estudantes e leitores sempre gera bons frutos. “A leitura é extremamente importante e precisa ser incentivada. Quando os alunos têm o contato mais direto com o escritor, eles ficam mais empolgados e eu me sinto muito honrada em levar essa mensagem aos jovens estudantes da rede estadual. Leiam muito!”, argumentou.
A próxima escola a receber os jovens escritores será o Centro de Ensino em Tempo Integral (Educa Mais) Mônica Vale, no bairro Vinhas, em São Luís.
Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira
Fotos: Antônio Martins
28/05/2018
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI