5/03/2021 11:17 am

Jovens protagonistas dos Centros Educa Mais realizam live de acolhimento aos estudantes do Ensino Médio da rede estadual

Jovens dos Centros Educa Mais realizam live de acolhimento

A quinta-feira (04) dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio das escolas estaduais de tempo parcial foi marcada por muito carinho e troca de experiências com o Acolhimento Remoto, prática de boas-vindas aos novos estudantes. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão dos Centros de Educação Integral (SUPCETI), foi realizada com a participação de estudantes protagonistas das escolas piloto do Novo Ensino Médio.

Em 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19 e as aulas estarem sendo ofertadas de forma remota, o Acolhimento Remoto precisou passar por mudanças, sendo realizado on-line. A ação envolveu cerca de 300 estudantes jovens protagonistas, dos Centros Educa Mais maranhenses, que acolheram os mais de 5.700 novos estudantes das escolas de tempo parcial.

A supervisora dos Centros Educa Mais, Raquel Melo, explica que a ação tem por objetivo promover a educação de êxito e a potencialização do protagonismo juvenil empregado nos centros de tempo integral. Ao todo, 25 escolas de tempo parcial participaram desse acolhimento e cada Centro ficou com uma porcentagem de estudantes por medidas de segurança.

“Essa ação de acolhimento é um marco inicial do tratamento e do trabalho com o Projeto de Vida que vem como ponto central da proposta piloto do Novo Ensino Médio. Então, nós dos Centros Educa Mais, escolas de tempo integral que já vivenciam essa metodologia de êxito há pouco mais de 4 anos, já temos a constatação do quanto é eficaz, do quanto é importante esse trabalho com foco no Projeto de Vida dos estudantes. E, pensando nisso, quero destacar, hoje, o engajamento das nossas equipes para que nós pudéssemos, como time, mostrar um pouco desse trabalho diferenciado, dessa educação integral que é promovida nos Centros Educa Mais”, disse Raquel Melo.

A supervisora complementa ainda que, o Acolhimento Remoto foi dividido em dois turnos, matutino e vespertino, tanto para os alunos das escolas parciais como para os jovens protagonistas.

Além dos estudantes jovens protagonistas, o Acolhimento remoto contou com a participação do Daniel Araújo, jovem protagonista egresso do Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro e que, hoje, integra a Superintendência de Participação Social e Supervisão de Protagonismo Estudantil da Seduc. Ele relata que considera esse um momento de grande importância, tanto para os jovens protagonistas acolhedores quanto para os estudantes das escolas parciais.

“Foi um importante momento, não somente para que os estudantes das escolas parciais soubessem do Novo Ensino Médio e sobre novas metodologias de ensino que eles vão receber a partir de agora. Mas, também foi um momento no qual os estudantes das escolas integrais puderam mostrar o seu protagonismo; eles treinaram durante semanas e vivenciaram todas as atividades para estarem prontos. Então, esse acolhimento se resume a vitória e ao aumento do protagonismo dos nossos jovens, não somente daqueles de escola de tempo integral, mas, agora, depois desse acolhimento, eu tenho certeza que o protagonismo estudantil foi expandido para várias escolas do parcial”, disse Daniel Araújo.

Para o Adria Mark Porto Pereira, estudante jovem protagonista do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, o acolhimento foi um momento único e muito gratificante, pois possibilitou para todos uma grande troca de experiências.

“Foi bem divertido, bem diferente para a gente, porque a gente tem vivenciado apenas acolhimentos com os meninos de tempo integral e, hoje, a gente teve essa oportunidade de acolhermos estudantes das escolas parciais e, também, aprendermos com eles. Foi muito gratificante, não só como jovem protagonista, mas como pessoa, de conhecermos pessoas excelentíssimas e, com certeza, bons estudantes para o ano de 2021. Me sinto muito honrado de fazer parte desse momento onde somos ouvidos, onde ensinamos, onde aprendemos e onde fazemos de tudo”, afirmou a estudante.

Fonte: Seduc
Foto: Divulgação
05/03/2021

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI