3/03/2017 6:38 pm

Lancha de transporte escolar doada pelo Governo do Maranhão beneficiará comunidades ribeirinhas do município de Cajari

IMG-20170303-WA0030

Lancha escolar adquirda pelo Governo do Maranhão e doada ao município de Cajari

“Um sentimento de alegria e conforto em saber que o Governo trouxe um benefício para nossa comunidade que tanto já lutou. É mais conforto para as crianças e ficaremos mais tranquilos em saber que nossos filhos estarão indo para a escola em segurança e mais confortáveis”, declarou Ana Cleide, uma moradora de uma comunidade ribeirinha, do município de Cajari, ao saber que a partir de agora seu filho sairá de casa todos os dias para ir à escola em um transporte adequado e com a segurança necessária.

A entrega da lancha foi realizada nesta sexta-feira (3), pelo Governo do Maranhão ao município de Cajari, para incrementar o transporte escolar e garantir mais agilidade e segurança no caminho da escola aos estudantes que moram em comunidades ribeirinhas da região da baixada maranhense. Neste momento, com investimento de R$ 520 mil em recursos próprios (Tesouro Estadual), o Governo adquiriu duas lanchas, por meio de adesão a Ata de preços do Programa Caminhos da Escola, do Fundo Nacional do Desenvolvido da Educação (FNDE).

IMG-20170303-WA0029

Liderança quilombola, Cabeça

Cajari foi o primeiro município contemplado com a lancha, por pertencer à região da baixada maranhense, que possui geografia com muitos rios, lagos e campos inundáveis, que dificultam o transporte escolar por terra. O próximo município a ser beneficiado com outra lancha já adquirida será Penalva, que também está localizado nesta região.

A alegria era presente em toda comunidade, que foi às margens do rio Maracu prestigiar a entrega da lancha, como afirma Cabeça, liderança da comunidade quilombola Camaputiua, uma das beneficiadas com o novo transporte. “O sentimento é de orgulho, crescimento e desenvolvimento. Sabemos que hoje a educação é algo que precisamos buscar. Essa lancha evitará outros acidentes, como já tivemos. Então não tem como descrever o enriquecimento da educação para os quilombos, é um atendimento de um grito de socorro que sempre fizemos, os quilombolas, as quebradeiras de coco, os ribeirinhos, e lugares que sempre nos vimos abandonados. É mais uma das reivindicações que o Governador Flávio Dino nos atende”, revelou.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destaca que a entrega da lancha para incrementar o transporte escolar é mais uma ação do Governo do Maranhão no município, que integra o Plano Mais IDH. “Essa lancha atende pleitos antigos de diversas comunidades ribeirinhas, que diariamente conviviam com a angústia de ver seus filhos irem para a escola em embarcações impróprias, que não garantem segurança. A entrega dessa lancha é mais um compromisso que o governador Flávio Dino cumpre com a sociedade, para que todos tenham acesso à escola e o município tenha possibilidades de melhorar seus índices”, ressaltou.

Com capacidade para transportar 32 pessoas a cada viagem, a lancha é equipada com materiais de segurança apropriados para a navegação. O transporte foi doado para a Prefeitura Municipal de Cajari, que será a responsável pela manutenção da embarcação, que atenderá estudantes das redes municipal e estadual do município, que residem em comunidades ribeirinhas.

IMG-20170303-WA0065

Secretários Felipe Camarão, Marcelo Tavares, prefeita de Cajari e representantes da sociedade civil durante a doação da lancha

“É um auxílio que o Governo faz ao município, que integra uma região muito alagada, com a presença de muitos rios. É um transporte seguro que dará tranquilidade aos alunos e aos pais, que terão certeza que seus filhos estão sendo transportados em segurança e que chegarão bem à escola”, enfatizou o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, que fez a doação juntamente com o secretário Felipe Camarão.

“Este foi um grande dia para toda a população de Cajari, com a entrega de importantes ações do Governo do Maranhão. Uma foi a construção do prédio para o Centro de Referência de Assistência Social, a outra foi esta embarcação que tanto contribuirá com a educação de nosso município”, falou a prefeita Camyla Jansen Pereira.

Programa Caminho da Escola

IMG-20170303-WA0037

Embarcação percorrendo as águas do rio Maracu

Criado para garantir segurança e qualidade no transporte de estudantes de todo país, e assim diminuir a evasão escolar, possibilitando transporte e a permanência dos estudantes nas escolas, o programa oferece um veículo com especificações exclusivas, adequado para o transporte de estudantes e às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Os estados e municípios podem participar do Caminho da Escola, de três formas: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão (método utilizado pelo Governo do Maranhão para aquisição das duas lanchas de transporte escolar); via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Fotos/Lauro Vasconcelos