5/06/2017 5:37 pm

Lancha escolar transporta estudantes com segurança no município de Penalva

01142_entrega_lancha_escolar_baixada_maranhense_3303358306639786448

Secretário Marcelo Tavares, adjunto da Seduc, Williandckson Azevedo, com o prefeito Ronildo Campos durante a entrega da lancha

Cerca de 60 estudantes, com idade entre 7 e 17 anos, das redes de ensino municipal e estadual de Penalva começaram a se deslocar com segurança para a escola. Os alunos de quatro comunidades ribeirinhas estão sendo beneficiados pela lancha escolar entregue pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no último dia 20 ao município.

A professora e secretária de Educação de Penalva, Tânia Campos, explica que a lancha já teve um impacto direto para a tranquilidade de pais e professores. “O primeiro impacto sentido com a utilização da lancha é com certeza a segurança das crianças. Não tínhamos lanchas adequadas como essa para o transporte dos alunos na região. Agora eles têm um espaço adequado, proteção e vem todos com o colete, o que é muito significativo, já que era uma reivindicação antiga dessas comunidades”, afirma.

Foto-1_Divulgação_Seduc_24022017-Governo-do-Estado-entregará-lancha-para-incrementar-o-transporte-escolar-no-município-de-Cajari-614x1024

Lancha escolar transporta estudantes com segurança no município de Penalva

Antes da lancha escolar, o transporte dos alunos era feito por barcos de madeira, com coberturas de palha, o único tipo disponível na região. Além da segurança, o equipamento doado pelo Governo do Maranhão tem impacto imediato na economia de recursos da administração municipal.

“São pelo menos R$ 1.500 que antes eram utilizados para locação da lancha na chamada modalidade transporte social, dinheiro que agora vamos economizar e podemos aplicar em outros recursos”, diz Tânia Campos.

Combate à evasão escolar

A lancha escolar realiza diariamente quatro viagens, duas pela manhã e duas pela tarde, nas quais os alunos são levados à escola e retornam para casa. O trajeto percorrido fica entre o Povoado São Brás e a sede do município, passando pelos povoados Caju, Canarana e Terreiro Grande. A professora Tânia afirma que a lancha escolar tem efeitos positivos para a permanência das crianças e dos adolescentes na escola, evitando a evasão escolar.

“É um investimento público que tem impacto direto na vida escolar desses estudantes. A garantia de um transporte seguro acaba sendo um atenuante positivo da evasão escolar. Sabendo que os filhos chegarão bem na escola, os pais tendem a incentivar mais essa frequência e isso evita que eles percam anos de estudo”, avalia a secretária.

Transporte escolar

A lancha escolar entregue em Penalva tem capacidade para transportar 33 pessoas a cada viagem e é equipada com materiais de segurança apropriados para a navegação. O transporte foi doado para a Prefeitura, que será a responsável pela manutenção da embarcação.

No mês de março, o Estado entregou ao município de Cajari, também na Baixada Maranhense, a primeira lancha escolar na região, que tem geografia com muitos rios, lagos e campos inundáveis, dificultando o transporte escolar por terra.

As duas lanchas (Cajari e Penalva) foram adquiridas com investimento de R$ 520 mil em recursos próprios (Tesouro Estadual), por meio de adesão à Ata de Preços do Programa Caminhos da Escola, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Investimento

unnamed-2-2-1024x768

Lancha escolar transporta estudantes com segurança no município de Penalva

Além dos estudantes da Baixada, estudantes de 110 municípios maranhenses estão sendo beneficiados com o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Estado do Maranhão (Peate/MA), que transfere 25% a mais do que é repassado pelo Governo Federal para o transporte escolar nos municípios.

A Seduc também abriu, recentemente, credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para realização de transporte escolar para comunidades indígenas. O credenciamento será realizado até este domingo (4), para atender estudantes indígenas de municípios pertencentes às Unidades Regionais de Educação (UREs) de Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca.

O edital pode ser visualizado no site da Secretaria de Estado da Educação. A documentação para o credenciamento deve ser entregue na sede da Seduc (Rua Conde d’Eu, nº140, Retiro Natal, bairro Monte Castelo, em São Luís), das 8h às 12h.

Foto: Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI