“Retratos do Liceu”- Uma vivência da Arte da Fotografia no Cotidiano Escolar”. Este é o tema da exposição realizada pelo Centro de Ensino Liceu Maranhense, escola da rede estadual de ensino, até o dia 30 de novembro (quinta-feira), no Laboratório de Fotografia do curso de Comunicação Social da UFMA, no Centro de Ciências Sociais.
No total, são 50 fotografias em preto e branco e colorida, produzidas pelos estudantes do turno noturno sob orientação das professoras de Arte, Ellen Lucy Viana e Elma Vilma Silva Ferreira, que acompanharam todo o processo de produção. Durante o projeto, professores e alunos se debruçaram sobre livros e computadores para pesquisarem sobre a invenção da fotografia, as contribuições de diversos estudiosos e as fotos que marcaram época e ficaram para a história.
O projeto tem como objetivo levar os alunos à compreensão da fotografia como uma expressão artística que envolve a dimensão da sensibilidade, assim como uma ferramenta importante no resgate histórico e na identidade de um povo. Além disso, quer estimular a reflexão sobre a utilização da tecnologia da comunicação como ferramenta a serviço da educação, e sobre como fazer o uso correto de celulares e smartphones pelos alunos em sala de aula.
Os estudantes fizeram uma releitura de antigas fotografias adaptadas às tecnologias que têm acesso hoje e que, ao mesmo tempo, reproduziram suas vivências, o cotidiano na escola ou no ambiente familiar. Para a professora Elma Ferreira, a exposição revela os olhares dos estudantes sobre o dia a dia escolar, sobre a sua realidade.
“Este projeto mistura um pouco das experiências que o aluno já tem com as selfies, no uso da câmera do celular, com o conhecimento sobre fotografias adquiridos em sala de aula. Então, eu e a professora Ellen pedimos que pesquisassem fotografias do final do século XIX até determinado período do século XX de preferência fotografias em preto e branco, e fizessem uma produção fotográfica, o mais parecido possível, com o que eles pesquisaram, só que levando em conta a sua realidade e sua identidade”, destacou a professora.
“Houve um grande envolvimento dos meninos. E assim, surgiram fotografias muito interessantes, como por exemplo: uma revista de moda, uma menina com uma revista de época e uma sombrinha, mas no fundo, está o tanque da casa do aluno. Então essa questão da identidade, onde eu vivo, o que eu faço está presente naquela foto”, concluiu Elma.
O Projeto “Retratos do Liceu: uma vivência da Arte da Fotografia no cotidiano escolar”, foi selecionado para III Simpósio Nacional de Arte e Mídia, que será realizado do dia 08 a 10 de dezembro, em Alcântara.
Fonte: Seduc
Foto/Antônio Martins
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI