25/02/2016 9:16 pm

Liceu Maranhense recebe exposição de abolicionista maranhense

Foto/Divulgação Foto 1 - Exposição com a história do abolicionista maranhense Miguel Vieira Ferreira

Exposição com a história do abolicionista maranhense Miguel Vieira Ferreira 

 

A Exposição “Miguel Vieira Ferreira” foi aberta nesta quinta-feira (25), no auditório do Liceu Maranhense, em São Luís. A solenidade teve a presença da neta do abolicionista maranhense reverenciado em todo o Brasil, a médica paulista Mary Vieira Ferreira Prado.

A exposição, organizada pela Igreja Evangélica Brasileira, fundada por Miguel Viana Ferreira, já percorreu outras cidades brasileiras e, agora, chega a São Luís. Permanece aberta ao público na biblioteca do Liceu Maranhense, (Centro da Cidade, na área da Praça Deodoro), até este sábado (27).

Nesta sexta-feira (26), às 10h, acontece a solenidade de doação do quadro do ilustre maranhense à Biblioteca Pública Benedito Leite. E, no sábado (27), na solenidade de encerramento da exposição, haverá a entrega de premiação das melhores redações de estudantes do Liceu sobre Miguel Vieira Ferreira.

“Eu me sinto emocionada e grata ao Maranhão, terra onde meu avô nasceu. Ele lutou muito, inclusive pela liberdade da mulher, que naquele tempo era quase que escrava. Ele fez grandes obras pelo Brasil e pela humanidade; recusou cargos e honrarias, porque só queria fazer o bem ao próximo”, destacou a neta do abolicionista, Mary Vieira.

Miguel Vieira Ferreira nasceu em 10 de dezembro de 1837, em frente à Fonte das Pedras, em São Luís e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de setembro de 1895.

Estudante do Liceu Maranhense, ele marcou sua trajetória de vida pelo desejo de liberdade. Foi abolicionista, republicano, escritor, jornalista, educador, pioneiro na educação da mulher no Brasil, fundador e primeiro pastor da Igreja Evangélica Brasileira. A exposição reúne mais de 50 peças, entre poemas, discursos, fotos, livros, homenagens recebidas por Miguel em vários estados e no exterior.

“Os feitos de Miguel Vieira Ferreira, são conhecidos no Brasil inteiro e muito nos orgulha. Esta exposição conta a trajetória dele desde a sua vida aqui no Maranhão até sua ida para o Rio de Janeiro. O objetivo maior é que todo esse trabalho seja reconhecido e divulgado”, enfatizou a curadora da exposição, Marta Barbosa da Costa Pereira.

O gestor do Liceu Maranhense, Deurivan Rodrigues, destacou a oportunidade de resgatar a história de Miguel Vieira Ferreira “Queremos apresentar essa história para a comunidade de São Luís e, em especial para os nossos estudantes”.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI