12/04/2023 2:14 pm

Magalhães de Almeida celebra entrega de escola reformada e construção de quadra poliesportiva

Descerramento da placa da biblioteca do CE Prefeito Dionilo Gonçalves Costa, em Magalhães de Almeida

O Governo no Estado segue fortalecendo a educação, com entregas de equipamentos educacionais por todo o Maranhão. Desta vez, estudantes do Centro de Ensino Prefeito Dionilo Gonçalves Costa, escola da Rede Estadual, em Magalhães de Almeida, foram os beneficiados com a reforma do prédio escolar e construção da quadra da escola, entregues nesta quarta-feira (12).

“Hoje a escola possui ambientes confortáveis e isso contribui muito para os estudantes. Temos uma quadra na escola, as salas são climatizadas e essas melhorias ajudam o estudante a pensar melhor, refletir e ter uma educação adequada. Gostamos de vir para a escola porque achamos o ambiente muito bonito, agradável, e também por ser a nossa segunda casa”, afirmou o estudante João Daniel Alves Costa.

O secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seduc, Thiago Durans, participou da solenidade de inauguração da escola, e destacou a importância de equipamentos educacionais adequados para a prática do ensino, visando ao fortalecimento da educação no Maranhão.

“Acabamos de finalizar as entregas de uma escola de Ensino Médio, e da quadra dessa escola, que são espaços maravilhosos e adequados para as práticas pedagógicas e esportivas. O governo continua trabalhando pela melhoria da infraestrutura das escolas para que possamos entregar ao aluno um ambiente propício para a prática do ensino, possibilitando uma educação com mais qualidade”, ressaltou Durans.

Fachada da escola, em Magalhães de Almeida, inaugurada pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (12)

O Centro de Ensino Prefeito Dionilo Gonçalves Costa foi inaugurado em 2012, e até o momento só havia passado por uma revitalização em 2017. Agora, a comunidade escolar tem motivo para comemorar a transformação do espaço.

“Gratidão a Deus e ao Governo Brandão, por meio de sua equipe da Secretaria de Educação, que muito tem nos ajudado, e também à Secretaria de Educação do Município, na pessoa do professor Maélio César. Muitíssimo obrigada a todos”, agradeceu a gestora da escola, Aline Sá.

O prédio escolar possui 6 salas de aulas, biblioteca, sala de professores, cozinha e diretoria, entre outros espaços adequados para o acolhimento da comunidade escolar. A escola atende por volta de 450 alunos, matriculados nos três turnos, sendo o noturno para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O valor do investimento para a transformação dos espaços foi da ordem de R$ 1.094.633,85.

“Agora o ambiente está mais acolhedor para os alunos, a biblioteca está bem mais cessível, com mesas e cadeiras melhores. A escola também possui estacionamento para colocar os nossos veículos, e isso nos dá mais segurança. A quadra foi reformada, está muito bonita e bem acessível. Os professores também estão felizes com a reforma”, pontuou a estudante do 2º ano, Rayssa Portugal.

Biblioteca Maria José Carvalho

A Biblioteca do CE Prefeito Dionilo Gonçalves Costa recebeu o nome Maria José Carvalho, professora do município que durante anos prestou serviços educacionais relevantes para a região. Maria do Socorro, irmã da homenageada, falou com emoção sobre a reverência.

“Uma homenagem merecida porque ela foi um ícone na educação de Magalhães de Almeida, uma ótima professora, alfabetizou muitas pessoas, inclusive eu fui alfabetizada por ela. Ela merece essa homenagem, que é muito justa, por sinal. A família Carvalho Rocha agradece muito pela escolha, e estamos todos muito felizes. O que define esse momento é gratidão, amor e fé em Deus”, disse Maria do Socorro.

Quadra Poliesportiva do CE Prefeito Dionilo Gonçalves Costa, em Magalhães de Almeida

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo