14/07/2021 12:07 pm

Mais 20 municípios maranhenses recebem kits para espaços de leitura em solenidade realizada em São Luís

Secretário Felipe, prefeitos e outras autoridades em evento que entregou kits literários para 20 municípios maranhenses

Prefeitos e secretários de Educação de mais 20 municípios maranhenses estiveram reunidos, na terça-feira (13), no Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana, localizado em São Luís, para receberem kits para espaços de leitura, visando o fortalecimento do aprendizado de milhares de estudantes do Maranhão. A ação é fruto de mais uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Cultura (Secma).

Cada município recebeu kits para espaços de leitura, contendo quatro estantes; 576 livros da literatura brasileira; 100 livros de autores maranhenses; e 1 kit de material escolar, com 900 cadernos de matéria; 2.700 itens de papelaria; e ainda formação para técnicos responsáveis pelas bibliotecas municipais, tudo para que os municípios contemplados possam proporcionar condições adequadas para estudantes e comunidades locais na busca de novos conhecimentos.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou a importância da ação para os municípios. “Uma transformação que vai além de obras, paredes e tijolos, é uma transformação na educação que busca atingir e melhorar a vida das pessoas. O Programa Escola Digna é uma política de Estado do Maranhão que tem por objetivo garantir aprendizagem adequada dos estudantes e formar bons cidadãos. Esses kits que foram entregues hoje servem para ajudar no retorno às aulas, para que o aluno encontre o caminho de volta para a escola, tendo acesso a uma educação transformadora”, ressaltou.

Felipe Camarão também ressaltou a entrega de kits escolares para estudantes, como forma de ajudar as famílias que perderam renda nesta pandemia da Covid-19. “Além de livros de literatura maranhense e nacional, os municípios também receberam kits escolares, contemplando mais de 3 mil itens no total, entre cadernos, lápis, borrachas, canetas, que estão sendo entregues para as redes municipais, fazendo com que as pessoas deixem de investir o dinheiro nesses materiais para que possam garantir o alimento de suas famílias”, comentou.

Os municípios beneficiados com as entregas de kits para espaços de leitura nesta etapa da ação foram Buriti, Cantanhede, Fortuna, Governador Eugênio Barros, Governador Nunes Freire, Grajaú, Luís Domingues, Mata Roma, Nina Rodrigues, Paraibano, Paulo Ramos, Peritoró, Presidente Juscelino, Raposa, Riachão, Santo Amaro, São João Batista, São João do Sóter, Senador La Rocque e Tuntum. Até o momento, mais de 60 municípios do Maranhão já foram beneficiados com as entregas de kits literários e escolares a estudantes.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, falou da parceria com a Seduc para melhorar a qualidade do ensino no estado. “As Secretarias de Educação e Cultura andam de mãos dadas e é muito importante levarmos para as escolas livros, bibliotecas, manifestações culturais e o contato com a produção cultural maranhense e de todo o país. Essa parceria tem melhorado a qualidade do ensino e da aprendizagem de nossos jovens, que terão acesso a diversos conteúdos e poderão ampliar os seus conhecimentos”, declarou.

O prefeito do município de Governador Nunes Freire, Josemar da Serraria, agradeceu a parceria do governo no auxílio aos municípios. “Nós estamos hoje aqui participando desse evento pela educação do Maranhão. Recebemos esses kits para as bibliotecas das escolas de nossos municípios. Estamos muito felizes por essa parceria que o Governo do Estado vem mantendo com todos os municípios maranhenses. Governador Nunes Freire é muito grato pelo que o governo, por meio do secretário Felipe Camarão, vem fazendo pela educação dos nossos munícipes”, expressou.

A secretária de Educação e Cultura do município de Santo Amaro, Ana Célia, comemorou a entrega dos kits literários para o seu município. “Este é um momento muito importante porque estamos recebendo esse acervo literário, doado pela Secretaria de Educação, na pessoa do secretário Felipe Camarão. Esses livros incentivarão a leitura dos nossos estudantes e, consequentemente, proporcionarão a eles uma educação de qualidade”, frisou.

A solenidade de entrega de kits para espaços de leitura contou também com a presença do subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira; da gestora Regional de Educação de São Luís, Eva Alves de Moraes Barros; supervisora de Espaços e Recursos Pedagógicos, Ana Neri Santos; dos prefeitos de Grajaú, Mercial Lima; Mata Roma, Besaliel Freitas; entre outros prefeitos e autoridades representantes dos municípios.

 

Fonte: Seduc
Fotos: Cinaldo Oliveira
Texto: Antônio Figueredo
14/07/2021

Publicações

 

Secretaria de Educação do Estado do Maranhão – SEDUC

Contato

Fones:
(98) 3194-7700

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Este obra está sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - Portal desenvolvido pela SEATI