3/12/2017 8:00 am

Mais Alimentação Escolar

O Maranhão ainda possui elevado índice de pessoas sem alimentação diária adequada em todas as regiões do Estado. Esse dado é reflexo de décadas sem investimentos sérios e comprometidos com a melhoria das condições de vida do seu povo.

Mas essa realidade está mudando a cada dia. O governador Flávio Dino tem feito inúmeros investimentos para geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar no Estado. Ações que estão transformando o Maranhão em um estado mais produtivo e que, também, diminuem as consequências da pobreza extrema que, durante anos, foi vivenciada pela população maranhense.

O governador determinou que a Educação realizasse uma agenda de fortalecimento da alimentação nas escolas da rede estadual, no âmbito do Programa Escola Digna. Essas ações já fazem parte do dia a dia de milhares de estudantes em todos as regionais.

Como exemplo, citamos a educação escolar indígena que, por muitos anos, enfrentava problemas com a aquisição e distribuição da alimentação nas escolas, fato este que gerou diversas ações movidas pelo Ministério Público Federal. Agora, essas escolas contam com distribuição periódica, sistematizada e transparente com investimentos de R$ 9,9 milhões/ano, resultando, inclusive, no arquivamento de demandas judiciais.

Os alimentos são adquiridos com a presença dos gestores escolares, a participação das lideranças indígenas e de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), desde a pesquisa de preços, passando pela aquisição dos produtos com menor valor, até separação e distribuição das cestas.

Avanço, também, com a contratação de merendeiras para as escolas. Durante décadas, não havia pessoas para manipular alimentos na maioria das escolas do Estado, gerando uma alimentação de baixa qualidade, pois, sem ter quem preparasse, a merenda tinha que ser a mais “prática” possível. O Estado contratou 1400 (mil e quatrocentos) novos manipuladores que foram distribuídos por todo o Maranhão, dando um salto de qualidade no atendimento a este serviço.

Não há como falar em alimentação escolar sem mencionar os Centros de Educação Integral criados na atual gestão. Lá o estudante faz três refeições diárias com base em um cardápio elaborado por nutricionistas da Seduc, atendendo a 70% das necessidades diárias de cada estudante. Trata-se de investimento realizado com recursos oriundos do Governo Federal e do Tesouro Estadual.

Hoje, os alimentos são adquiridos pela escola com recursos transferidos às Caixas Escolares. Mas, visando dar saltos cada vez maiores para melhorar a qualidade e a oferta da alimentação escolar, o governador Flávio Dino determinou a licitação de alimentos para complemento dos valores já existentes, criando o ‘Mais Alimentação Escolar’.

Como parte de uma ação do Programa Escola Digna, o Mais Alimentação Escolar tem o propósito de ser uma política de Estado e não de governo, pois, dessa forma, não permitirá o retrocesso para a situação de descaso como ocorreu nas últimas décadas.

Além de movimentar a economia, aumentar os investimentos na agricultura familiar e reforçar a alimentação escolar, o programa trará um enorme impacto no processo de ensino e da aprendizagem, notadamente porque o estudante bem alimentado tem melhor desenvolvimento em sala de aula e, com isso, teremos, com toda certeza, uma redução da taxa de evasão escolar.

Cabe frisar que ainda há, no Estado, crianças e adolescentes que têm na alimentação escolar, se não a única, mas a melhor e mais consistente refeição do dia. E isso justifica todo o empenho e prioridade do Governo Flávio Dino para ofertar alimentação adequada aos estudantes.

Ações como essas e tantas outras empreendidas pelo atual governo buscam cada vez mais elevar os índices sociais e de avaliação da educação do Maranhão neste novo momento da história do Estado. Contudo não é uma simples busca de números e, sim, andar a passos largos para que o povo maranhense, de fato, seja o único destinatário das riquezas e investimentos do Estado.

Viva a Educação!
Viva o Povo do Maranhão!

Felipe Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação
Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI