14/06/2021 4:46 pm

Mais celeridade em processos administrativos: Seduc realiza ‘Formação para Atualização das Rotinas em Gestão de Pessoas’

Gestores gerais, diretores de ensino e técnicos das 19 Unidades Regionais de Educação do Estado (URE’s) participaram, nesta segunda-feira (14), do primeiro encontro da “Formação para Atualização das Rotinas em Gestão de Pessoas’, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep).

A Formação tem como objetivo principal capacitar as equipes técnicas das URE’s quanto a atualização das rotinas em gestão de pessoas, bem como promover a descentralização dessas informações, fazendo com que os servidores envolvidos nessa qualificação possam entender os procedimentos administrativos executados – tanto nas superintendências quanto nas supervisões e unidades regionais.

O secretário Adjunto de Gestão de Pessoas da Seduc, Thiago Durans, explica ainda que a Formação busca apresentar às equipes técnicas as rotinas atuais de abertura dos processos de aposentadoria, bem como o fluxo de atividades das supervisões e correção dos erros na atuação dos processos, fomentando, assim, o desenvolvimento da cultura proativa com foco em indicadores de resultados e a efetividade.

“Essa Formação se faz necessária, pois a Sagep vem criando e implementando novas rotinas de trabalho com foco em indicadores de resultados e na efetividade, que é um dos princípios da gestão pública. Nosso objetivo é tornar mais célere os processos relativos à gestão de pessoas, diminuindo os gargalos existentes e aumentando a fluidez na comunicação entre a administração central da Seduc e as Unidades Regionais. Visamos, com isso, a valorização do profissional do magistério e a gestão democrática, marcas da gestão humanizada realizada pelo secretário Felipe Camarão e do Governo Flávio Dino”, destacou Thiago Durans.

Para tanto a Formação, que acontece de forma virtual, será desenvolvida em duas partes, sendo essa primeira (até o próximo dia 18/06 – sexta-feira) – pela Plataforma Google Meet – com a o esclarecimento de dúvidas nas seguintes temáticas: “Cadastro de Férias, frequência, Instrução Processual de Exoneração, Ativação e Desativação do servidor no SIGEP”, com a formadora Araceli Silva; “Aposentadoria: Certidão Positiva de Aposentadoria”, com o formador Sousa Filho; “Requisitos para Aposentadoria Fepa, Decisão Judicial, CNIS”, com a advogada e formadora Cristilene Mendes; “Gratificação: Tipos e Critérios; Unificação” e “Contratação: Tipos de chamada”, com a superintendente de desenvolvimento e alocação de pessoas, Eliana Alves.

“Essa Formação é de extrema importância, porque somos uma área que corresponde a vários processos necessários para o encaminhamento das ações da Seduc, então é importante que todos internalizem quais são esses processos e os caminhos e fluxos para que eles se desenvolvam com eficiência e tempo certos para a plena satisfação do público que aguarda pelos resultados desses processos”, disse Eliana Alves.

Ao longo da semana os Encontros seguem com a resolução de dúvidas nos assuntos: “Licenças On-Line, Licença Prêmio, que Antecede a Aposentadoria, Saúde, Isenção de sala, redução de carga horária” e “Afastamento para Mestrado, Remoção, Titulação, Progressão, Apostilamento” – com os formadores: Adriana do Nascimento e Carlos Eduardo da Silva; “Check List Processo; Atualização Cadastral no Sigep” e “Recadastramento; Bloqueio e Desbloqueio de pagamento de servidores não recadastrados”, com Paulo Sales; e “Processo de Débito de Exercício Anterior” e “Fluxo de Processos encaminhados para a folha de pagamento; e Funben”, ministrado pelos formadores Nilson Ramos e Elder Nascimento.

Já no segundo momento, que acontece no período de 19 a 25 de junho, a Formação continua por meio da Plataforma E-Proinfo, momento em que os participantes passarão por exercícios práticos acerca das temáticas anteriores, como informou a supervisora de Formação da Seduc, Silvia Leda, também presente à abertura da Formação. Participaram ainda do início desse momento formativo: Marlon Melo e Fulvia Pestana.

“A Secretaria está de parabéns pela realização dessa formação, que nos auxiliará na resolução dos nossos processos e ainda levará mais rapidez para entrega das respostas aos servidores que nos procuram para resolver seus problemas administrativos”, opinou Marilene Gaioso do Nascimento, técnica da Unidade Regional de Educação de Bacabal.

Texto: Letícia Pinheiro
14/06/2021