6/03/2020 5:31 pm

Mais de 2000 estudantes são beneficiados com cinco novos equipamentos educacionais entregues pelo Governo, em Coroatá e São Mateus

Governador Flávio Dino com a comunidade escolar do Centro Educa Mais Hermano José Leopoldino Filho

Governador Flávio Dino com a comunidade escolar do Centro Educa Mais Hermano José Leopoldino Filho

“Tem aquela música que diz que ‘além do horizonte deve ter um lugar bonito’ e aqui é esse lugar bonito. A escola de tempo integral aumenta os nossos horizontes. Sou muito grata a todos que nos proporcionaram a reforma da nossa escola e a ampliação das nossas perspectivas de vida”. O relato é de Josivânia da Silva, estudante que está entre os mais de dois mil alunos beneficiados, com cinco novos equipamentos educacionais entregues pelo Governo do Maranhão, nos municípios de Coroatá e São Mateus, nesta sexta-feira (6).

No Centro Educa Mais Hermano José Leopoldino Filho agora os mais de 400 estudantes contam com uma escola totalmente diferente, com quadra poliesportiva reformada, novos espaços de laboratórios de: Informática, Matemática, Biologia, Química e Física, além de uma nova Biblioteca escolar – Aluísio Azevedo -, que ganhou um acervo com quase mil novos títulos.

“A diferença é enorme! Não tínhamos laboratórios, nem biblioteca e nem quadra. Agora a escola foi estendida e foi dado mais conforto aos alunos”, conta Rhylary Gomes, estudante da 2ª série do Ensino Médio.

“Essa ampliação só veio somar! Com a reforma a escola voltou a ter a credibilidade da comunidade escolar de Coroatá”, complementou a gestora geral da escola, Deusimar Veloso.

O mesmo sentimento de gratidão e felicidade é compartilhado pela comunidade escolar do Centro de Ensino Maria José Dias Trovão, que também foi totalmente reformado, com novos espaços de biblioteca e laboratório de Informática, além de todas suas salas de aulas terem sido climatizadas.

Fundado desde 1980, o Centro de Ensino há tempos não recebia reformas significativas, mas agora a gestora Milma Rocha da Silva afirma que a escola está de cara nova, o que dará ainda mais estímulo aos mais de 800 estudantes matriculados.

“Quero agradecer ao secretário Felipe Camarão, pois dentro desses 36 anos não víamos secretários de Educação visitando as nossas escolas, e eu tenho a felicidade de dizer que na gestão do governador Flávio Dino nós temos essa liberdade. É um prazer imenso trabalhar junto com esse secretário e com a força do governador”, afirmou Milma da Silva.

“Estamos na direção certa, acreditando que a escola é o espaço da cidadania, o espaço da igualdade de direitos, chances e oportunidades, e por isso é o principal investimento que nós fazemos. Todos os dias, todas as semanas temos entregas concretas, nesse mês de março 16 novos equipamentos educacionais e outros tantos começando, de modo que eu tenho certeza, como estamos investindo hoje, com coragem e determinação, em infraestrutura, recursos humanos, nós vamos colher um ensino e aprendizagem cada vez melhor. E esse é o único caminho para o desenvolvimento verdadeiro. É o caminho da educação que o Maranhão está trilhando agora no nosso governo”, destacou o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Comunidade agradece pelo prédio próprio para funcionamento do Campus da Uema, em Coroatá

Comunidade agradece pelo prédio próprio para funcionamento do Campus da Uema, em Coroatá

“Um dia especial para a educação do Maranhão. Da educação infantil ao ensino superior, o governo Flávio Dino faz mais marco em sua gestão, com a entrega desses equipamentos educacionais. Para mim, especialmente, que comemoro hoje quatros anos à frente da pasta da educação, é um privilégio contribuir para essa revolução na educação do Maranhão com quase mil obras até aqui”, realçou o secretário Felipe Camarão.

Campus da Universidade Estadual do MA em Coroatá

E não foram só os estudantes do Ensino Médio que comemoraram a entrega de unidades escolares reformadas e ampliadas. Os acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – Campus Coroatá agora têm um prédio próprio que proporcionará melhores condições para as atividades.

No Campus Coroatá funcionam os cursos de: Enfermagem, Gestão Ambiental, Administração Pública, Pedagogia, Tecnólogo em Segurança do Trabalho e Tecnólogo em Música, nas modalidades presencial e EaD. E segundo a gestora Geral, Lilia Gomes, os mais de 370 estudantes matriculados nos cursos estão realizando um sonho.

“A aquisição desse novo prédio era algo que nós já estávamos há muito tempo sonhando. Agora teremos espaços para desenvolver atividades extraclasse e mais produções de trabalhos”, disse a gestora.“É um grande presente que nós estamos recebendo e, a partir dessa estrutura que ganhamos, a Uema só tem a crescer e os nossos alunos só têm a ganhar”, complementou a diretora do Curso de Enfermagem, Mara Arraes.

Ainda em Coroatá, o Governo do Maranhão deu o pontapé inicial para a reforma de outro importante equipamento educacional: o Farol do Saber Padre Paulo Stapel. Foi assinada a ordem de serviço para execução da obra, que está orçada em mais de R$ 223 mil e previsão de entrega em 90 dias.“Minha felicidade foi tão grande, porque tenho muita vontade em ver essa biblioteca reformada e eu sei que agora vai ser, para o bem de todos”, disse Márcia Gonçalves, gestora do Farol do Saber.

“O governador Flávio Dino, acompanhado do secretário Felipe Camarão, vem a Coroatá trazer boas notícias e entregar grandes obras. Fizemos aqui a entrega de duas escolas reformadas, é a tão sonhada entrega do novo prédio da UEMA. Dessa maneira a gente fortalece cada vez mais a nossa educação. E ainda assinamos a Ordem de Serviço para a reforma do Farol do Saber. Estamos muito felizes e honrados por sermos prestigiados pelo governador Flávio Dino com mais esse grandioso pacote de ações entregue por ele para a comunidade do nosso município”, declarou o prefeito de Coroatá, Luís da Movelar Filho.

São Mateus

Nova Unidade Escolar Municipal Pe. Maurício Maraglio, no assentamento São Raimundo II, em São Mateus

Nova Unidade Escolar Municipal Pe. Maurício Maraglio, no assentamento São Raimundo II, em São Mateus

As crianças, adolescentes e jovens de São Mateus também ganharam mais dois equipamentos de educação, do Governo do Estado. Um deles, na sede do município, irá possibilitar abertura de 400 vagas para cursos de formação profissional.

A Unidade Vocacional do Iema foi completamente reformada para ofertar cursos profissionais. O professor do curso de robótica, Lucas Portela, lembrou das dificuldades enfrentadas antes das melhorias. ” Antes os alunos tinham que dividir um computador para cada grupo de 20 alunos, a dificuldade para aprender programação era gigante, hoje temos muitos computadores com laboratório, que permite a aprendizagem de 40 alunos, então está muito bom”, disse.

Francisco Barata, diretor da Unidade vocacional de São Mateus, realçou que a reforma é a realização de um sonho. “É um sonho de toda a população de São Mateus. Hoje a juventude tem uma estrutura para receber os cursos, com capacidade para atender 400, pessoas para que elas se qualifiquem de forma adequada”, disse.

A outra entrega realizada foi no Assentamento São Raimundo II. A Unidade Escolar Municipal Pe. Maurício Maraglio ganhou um prédio novo que garantirá mais dignidade para o processo de aprendizagem da comunidade, ao substituir uma antiga casa improvisada onde funcionava a escola.

“Com a escola nova, cada um deles [alunos] vai se empenhar mais. Vão ver que de fato estão sendo olhados com carinho especial”, afirmou Mariton Leal, professor que leciona há três anos na escola.

A pequena Ana Caroline Silva Sousa, estudante do 3° ano do fundamental e aluna de Mariton, contou como era a antiga. “Tem livro e ventilador, que lá não tem, tem luz, a de lá também queimou! E aqui é ‘bonito’ e lá é feio”, disse com um sorriso largo no rosto.

“O Governo Flávio Dino é um grande parceiro de São Mateus. Uma das obras mais significativas de todo o governo, é a educação. O tempo não destrói a obra da educação. Aqui foram 1.540 alunos, jovens, já capacitados pela Unidade Vocacional do Iema em São Mateus”, destacou o prefeito Miltinho.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro e Raphael Garreto
Fotos: Lauro Vasconcelos e Antônio Martins
06/03/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI