15/12/2021 4:59 pm

Mais de 340 mil estudantes de 216 municípios maranhenses participam do Seama

Professora orienta estudantes durante aplicação das provas (Foto: Divulgação)

Com o intuito de oferecer subsídios para o aprimoramento de políticas educacionais no Maranhão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início, nesta quarta-feira (15), à aplicação da avaliação somativa para os estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, por meio do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), que será aplicado até o dia 21 de dezembro.

Ao todo, 348.398 estudantes, de 216 municípios maranhenses e da rede pública estadual do Maranhão, estão aptos para participar das provas. A avaliação diagnóstica corresponde a aplicação de questionários contextuais e testes cognitivos de Língua Portuguesa e Matemática.

Antonilda Simão, supervisora pedagógica da Escola Municipal Gonçalves Dias, localizada no município de Açailândia, ressaltou a importância da avaliação do Seama para mensurar a aprendizagem dos estudantes e direcionar os trabalhos pedagógicos dos educadores para o próximo ano.

“Os dados são extremamente relevantes para que a gente possa fazer uma análise da aprendizagem das crianças e direcionar os nossos trabalhos pedagógicos para o ano de 2022. A mensuração da aprendizagem por meio de uma avaliação, que é feita com tanta responsabilidade, tanto compromisso e com profissionais comprometidos é de suma importância para o processo educacional dos educadores e das nossas crianças”, destacou.

A avaliação somativa integra as ações previstas por meio do Seama, que contempla a realização de duas avaliações – diagnóstica e somativa –, como forma de oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base nos resultados alcançados ao nível de estudante, escola e rede de ensino.

A professora Karla Rubim, da Unidade Integrada Municipal Filomena Machado Teixeira, na cidade de Caxias, acredita que a avaliação ajuda a melhorar a prática dos professores e fortalece a aprendizagem dos alunos. “A avaliação traz indicadores que vão apontar as dificuldades ou ausência de algumas habilidades e competências de nossos alunos e, assim, a partir dessa avaliação, iremos melhorar a nossa prática e sanar as dificuldades encontradas”, exprimiu.

“É um momento muito importante para avaliarmos o nível de ensino e aprendizagem dos alunos do Estado do Maranhão”, enfatizou a gestora da Escola Municipal José Merval Xavier Cruz, Francisca Eliene. A escola fica localizada no município de Codó.

Felipe José Sousa da Cruz, supervisor escolar da Escola Ana Luiza dos Reis Gonçalves, falou que o número de alunos realizando as provas está bem aceitável. “Hoje estamos aplicando a prova do Seama para os alunos do 5º ano. Tivemos uma boa participação e acreditamos que tudo ocorrerá bem até o final dessa avaliação diagnóstica”, finalizou.

15/12/2021