A capital maranhense sediou, nesta quinta-feira (14), a última etapa regional do Emaranhando Sonhos – I Encontro de Grêmios Estudantis, projeto realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e outros órgãos estaduais, com o objetivo de estimular a formação de grêmios estudantis, o protagonismo juvenil e a participação na gestão escolar.
As 19 etapas, nas unidades regionais, mobilizaram mais de 5 mil estudantes de escolas públicas da rede estadual de ensino. Em São Luís cerca de 650 estudantes representantes de grêmios, de 116 escolas da Unidade Regional de São Luís (URE São Luís), participaram do encontro, que aconteceu no Cintra.
A solenidade contou com a participação da secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes; do vice-prefeito, Júlio Pinheiro; do subsecretário, Danilo Moreira, representando o secretário Felipe Camarão; do secretário adjunto de Programas e Projetos Especiais, Ismael Cardoso, responsável pela coordenação do Emaranhando Sonhos; da secretaria adjunta de Gestão das URES, Rosejany Paula; do secretário adjunto de Gestão Institucional, Manoel Pedro Oliveira Castro Neto; do vereador Raimundo Penha; e da carioca Rosana Barroso, representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entre outros.
“Estamos em uma grande festa da juventude, com mais de 600 lideranças estudantis, no maior encontro de grêmios, e na maior escola pública da América Latina. Isto é muito representativo. E o resultado é este: um encontro de alegria, um encontro de motivação e de fortalecimento, não só dos estudantes da rede pública, mas da juventude do Maranhão como protagonista da mudança. Então, a gente só pode seguir emaranhando sonhos”, disse Danilo Moreira.
“É um momento lindo demais para nós que fazemos o governo, mas, principalmente para o Maranhão. Porque são jovens que estão trabalhando para se tornarem protagonistas da própria história, e que vão ajudar a construir um Maranhão melhor, sem violência, onde homens e mulheres possam se respeitar como seres humanos, com mais igualdade”, disse Terezinha Fernandes, secretária da Mulher.
A representante da UBES, Rosana Barroso falou do seu encantamento ao ver os rumos que a Educação do Maranhão está seguindo.
“Eu não me canso de ver o quanto o Maranhão tem dado uma aula de investimento na educação e na democracia dentro das escolas. O Maranhão tem nadado contra o retrocesso que a gente vem sofrendo a nível nacional. Enquanto estados como Rio de Janeiro e São Paulo fecham escolas, aqui, são inaugurados IEMAs e Escolas Dignas. No meu estado, os professores não recebem salários, os estudantes são impedidos de formar grêmios dentro das escolas. E aqui, eu vejo todos esses jovens reunidos, discutindo política estudantil, sendo protagonistas, sendo incentivados. Eu vejo o brilho da esperança nos olhos destes jovens, e isto é muito importante”, disse Rosana Barroso.
Para os estudantes foi um dia de fortalecimento da democracia nas escolas, e acima de tudo, do protagonismo juvenil.
“É de uma felicidade muito grande estar aqui representando os meus colegas estudantes, representando minha escola. Este é um momento único de aprendizado para todos os estudantes que estão aqui. E com certeza muitas coisas boas iremos levar para nossas escolas”, disse a estudante Débora Meireles, do Grêmio Estudantil do C.E. Júlio de Mesquita Filho.
“A maior importância deste encontro está na oportunidade de empoderamento juvenil, mesmo. De trazer a juventude para esse debater temas relevantes para a sociedade, e de poder mostrar a nossa voz. É muito importante que possamos ser ouvidos. É um dia inteiro de debate e muito protagonismo”, ressaltou Diego Márcio, secretário geral do Grêmio do Cintra.
“Esse fortalecimento dos grêmios é algo maravilho. A juventude de hoje é julgada como uma juventude que não tem opinião sobre nada. E isto aqui, mostra que não é verdade. Estar aqui, todo mundo reunido trocando ideais, discutindo política, mostra que temos e queremos melhorar os nossos conhecimentos e fortalecer o nosso protagonismo no mundo”, disse Aline Glaucia, do Grêmio estudantil do C.E. Maria do Rosário Campelo Nascimento.
Foi um encontro marcado por múltiplas apresentações culturais. Grupos de dança, canto e banda animaram o evento. Um encontro festivo, como a juventude gosta, mas de muito debate sobre temas de relevância social.
Na parte da tarde, foram realizadas rodas de conversa e oficinas envolvendo temas como gênero, esporte, cultura e direitos da mulher. No evento foram eleitos os 120 delegados que irão representar participar do grande Encontro Estadual de Grêmios Estudantis, que acontece de 20 a 22 de junho, em São Luís. A estimativa é de que mais de 500 lideranças estudantis das 19 UREs participem da etapa estadual.
“As etapas regionais foram um sucesso. Milhares de jovens foram mobilizados em todas as regionais. E chegamos aqui, com mais de 400 grêmios formados. Na próxima semana, a etapa regional vai contar com mais de 500 lideranças estudantis, que estarão aqui, durante três dias, interagindo, debatendo sobre o Maranhão dos sonhos, o Maranhão que eles desejam construir junto com o Governo de Todos Nós”, concluiu Ismael Cardoso, secretário adjunto da Seduc.
Fonte: Seduc
14/06/18
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI