5/12/2016 9:12 pm

Mais de 600 mil eleitores foram mobilizados nos dois processos para escolha de gestores escolares

FOTO - HC-Eleições concretizam gestão democrática na rede estadual de ensino no Maranhão (4)

Mais de 600 mil eleitores. Este é o quantitativo de pessoas, entre alunos, professores, funcionários e pais, que foram às escolas para exercer a cidadania e contribuir com o processo eleitoral que, desde o ano passado, define os gestores de escolas da Rede Pública Estadual. Em 2016, foi segunda vez que a comunidade escolar foi às urnas. Somente neste ano, o processo contou com a participação de aproximadamente 165 mil eleitores, em 168 escolas espalhadas em 18 Unidades Regionais de Educação do Estado (UREs).

Instituído pelo governador Flávio Dino, por meio do Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, o processo democrático e participativo se consolida como Política de Estado na educação maranhense. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a medida ratifica que a construção de um modelo de gestão democrática, pautada na responsabilidade compartilhada, é uma prioridade do Governo Flávio Dino.

KGE_Posse  novos gestores escolares-14“É a primeira vez na história do Maranhão que vemos uma gestão dar o poder de escolha de seus gestores à comunidade escolar. O processo de eleição de gestor tem valor simbólico para a sociedade maranhense, por romper com um ciclo marcado por indicações político-partidárias, no qual prevaleciam conveniências e favoritismo como critério de escolha, para sustentar e manter poderes locais, notadamente alienadores sociais”, evidenciou o secretário.

Este ano, a consulta à comunidade escolar foi realizada nos centros de ensino que possuem caixa escolar ativo, onde não houve processo seletivo democrático no ano de 2015 por falta de candidatos inscritos, escolas sem candidatos eleitos e onde há vacância. Por todas as escolas, a empolgação era nítida. Alunos, professores, servidores da educação e pais, todos estampavam no rosto a alegria e o sentimento maior de pertencimento da escola.

KGE_Posse  novos gestores escolares-8

Uma delas foi Elisandra Santos Barbosa, mãe de dois estudantes de duas escolas diferentes – Ribeiro do Amaral e Luiz Sérgio Cabral Barreto -, ambas no município de Paço do Lumiar. Para ela, a eleição de gestor amplia a participação dos pais e gera confiança na gestão da escola. “Agora teremos uma pessoa de confiança eleita pela comunidade para lutar pela escola e por nossas crianças”, disse, após votar em uma urna exclusiva para os pais e responsáveis, instalada no auditório do C.E. Ribeiro do Amaral.

O exemplo de cidadania veio de todos os municípios do Estado. No C.E. Arthur Linhares, em Lago Verde, 95% dos alunos cadastrou pra votar. Ismael da Silva, estudante do 2º ano, fez parte da comissão eleitoral da escola e conta entusiasmado sobre sua participação. “É um motivo de orgulho pra mim estar vivendo este momento. Todo estudante deve se envolver em momentos como este, buscar saber como a escola funciona, ajudar a buscar soluções junto com os gestores. Isso é participação democrática”, disse o estudante.

O professor de Filosofia, Carlos Augusto Costa, destacou a satisfação, enquanto educador, de poder participar das eleições democráticas. “Participar desse processo faz a gente pensar: eu pude contribuir, colaborar, então vou poder cobrar e ajudar a fazer a nossa escola cada vez melhor”, afirmou.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Texto: Luana Müriella
Fotos: Karlos Gerômy/Secap e Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI