7/06/2016 8:14 pm

Mais de 800 escolas estaduais realizam provas da Obmep

Alunos de escolas estaduais localizadas em todo o Maranhão participaram da primeira fase da Obmep

Alunos de escolas estaduais localizadas em todo o Maranhão participaram da primeira fase da Obmep

Estudantes do Sistema Estadual de Ensino de todo o Maranhão participaram, nesta terça-feira (7), da primeira fase da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Este ano, o Maranhão é o quarto estado brasileiro com o maior número de escolas inscritas. Ao todo, 3.566 escolas das redes públicas municipais, estadual e federal, localizadas nos 217 municípios, realizaram a prova. Destas, 844 são estaduais. Participam da Obmep estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio.

Estudantes do 6º ano da escola Barbosa de Godóis, Ana Clara Magalhães e Ronald Silva participaram da prova

Estudantes do 6º ano da escola Barbosa de Godóis, Ana Clara Magalhães e Ronald Silva participaram da prova

Maria Eduarda, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental da UI Barbosa de Godóis, em São Luís, considerou a prova fácil. “Como estudo todo o dia e não espero chegar perto do dia para estudar, achei fácil”, disse. Já os estudantes do 7º ano da mesma escola, Ana Clara Magalhães e Ronald da Silva Luz, disseram que a prova tinha certo grau de dificuldade. “Foi legal, mas tinham muitos cálculos”, comentou Ana Clara. “Mesmo sendo um pouco difícil foi boa porque desenvolve nosso raciocínio, coloca nossa cabeça pra pensar”, acrescentou Ronald.

No Centro de Ensino Fernando Perdigão, um total de 600 alunos participou da prova nos dois turnos (matutino e vespertino). Para a estudante Kassya Lygia Silva Gomes, do 1º ano, o teste abordou os mesmos assuntos trabalhados em sala de aula. “As questões foram bem parecidas com aquelas que o professor ensinou em sala. Nada muito diferente”, avaliou.

Susan Gabriele, aluna do 1º ano, disse gostar de Matemática. Para ela, a competição serve para avaliar a aprendizagem. “Acho legal a olimpíada porque é também um meio de ver como os alunos estão em Matemática”, observou.

Susan Gabriele, aluna do 1º ano do CE Fernando Perdigão gostou do teste

Susan Gabriele, aluna do 1º ano do CE Fernando Perdigão gostou do teste

Para os professores o clima é de expectativa com relação aos resultados. “Nós buscamos desenvolver atividades mais dinâmicas e interessantes para despertar o interesse dos nossos alunos. Estamos todos otimistas e cheios de expectativas pelo resultado”, destacou a professora Nancy Eulália Moraes Ferreira, do Centro de Ensino Aniceto Mariano Costa, do município Matinha, se referindo às atividades preparatórias para Obmep, realizadas pela escola.

“Nesses meses que antecederam a Obmep, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) buscou estimular as escolas para a realização de atividades extraclasse, com o uso dos materiais da Olimpíada, com ampla participação de alunos e professores. Nossa meta vai além de obter êxito na competição, estamos focados em melhorar de forma significativa o processo do ensino e da aprendizagem das nossas escolas”, destacou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Estudante com necessidades especiais realiza prova no CE Barjonas Lobão

Estudante com necessidades especiais realiza prova no CE Barjonas Lobão

A Olimpíada de Matemática é composta de duas séries de testes – a primeira, realizada nesta terça, e a segunda, dia 10 de setembro. A Obmep vai premiar 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016. A competição reconhece, ainda, o trabalho dos professores, das escolas e das Secretarias de Educação dos 6,5 mil vencedores.

Em 2015, o Maranhão bateu recorde de inscrições de alunos e escolas na Obmep – 2015. O estado alcançou um percentual de 90,18% de alunos (801.891) participantes na competição, atingindo a participação de 100% dos municípios. O resultado da primeira fase da Obmep 2015 garantiu a participação de 763 escolas e 18.169 alunos da Rede Estadual de Ensino, classificados para a 2ª Fase.

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI