19/11/2021 5:19 pm

Mais educação e cultura para a Região Tocantina: Governo entrega certificações e Farol do Saber

Governo do Maranhão entrega certificações e Farol do Saber na Região Tocantina

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), movimentou a Região Tocantina, na última quinta-feira (18), com a entrega de certificações pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em Imperatriz, no âmbito do Programa Trabalho Jovem; e do Farol do Saber Taynara Aguiar, em João Lisboa.

Em cerimônia realizada no Palácio do Comércio e Indústria, mais de 400 cursistas da Unidade Vocacional do IEMA, em Imperatriz, foram certificados pela conclusão nos cursos de Cabeleireiro; Corte e Costura; Estética; Instalação e Manutenção de Ar-condicionado; Produção de Biojoias e Acessórios em couro; e Panificação e Confeitaria. A certificação envolveu cursistas de Imperatriz, Açailândia e Ribeirãozinho.

Durante o evento, houve um desfile de moda com roupas produzidas pelos alunos do Curso de Corte e Costura. Na ocasião foi realizada, ainda, a aula inaugural dos novos cursos profissionalizantes ofertados para a região e a entrega de kits do Programa Mais Renda. A solenidade de certificação contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que anunciou a oferta de novos cursos.

“Estou aqui anunciando para vocês mais 324 cursos, porque nós entendemos que esses cursos precisam ser permanentes, ainda mais nesse período de pandemia, que ainda não acabou, e precisamos gerar emprego e renda e oportunidades, combatendo a fome e a pobreza. Se continuarmos dando oportunidade de oferecer cursos bons, como esses que vocês fizeram, estaremos dando um passo importante para transformar o nosso estado”, ressaltou.

Novos profissionais, mais oportunidades

Mais de 400 cursistas foram certificados durante cerimônia realizada em Imperatriz

“O curso é uma oportunidade. Sigo um sonho que tenho desde criança. Quero agradecer ao Governo do Estado que realiza essas ações nas cidades. Antes éramos esquecidos, e hoje temos oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com curso técnico e certificado de uma instituição estadual”. A declaração é da jovem Camila Cunha. Ela concluiu o curso de Corte e Costura, um sonho que tinha desde a infância, e está otimista para aumentar a sua renda, após a certificação.

A alegria também tomou conta de Maria Crizeide de Assis, 49 anos, moradora da cidade de Governador Edison Lobão. Para ela, o curso de Panificação e Confeitaria chegou em um momento especial. “Esse curso chegou em um bom momento, uma hora crítica que a cidade passa, mas hoje estamos aqui, com o curso concluído, recebendo o nosso certificado e agradecendo ao Governo pela oferta desses cursos do IEMA”, proferiu.

O Governo do Maranhão, por meio dos cursos profissionalizantes, pretende oportunizar a profissionalização de adolescentes, jovens e adultos maranhenses, com foco na geração de emprego e renda, visando impulsionar a economia no estado.

“O curso do IEMA foi de fundamental importância para mim, porque abriu novas oportunidades para eu empreender e ter a minha independência financeira. Agradeço ao Governo do Estado pela oportunidade e todos que nos auxiliam neste momento tão importante de nossas vidas”, disse Rafaela Conceição Silva, 25 anos, que recebeu certificação no curso de Estética.

Comunidade de João Lisboa recebe Farol do Saber reformado

Entrega do Farol do Saber Taynara Aguiar, em João Lisboa, dá continuidade às ações do Programa Escola Digna e é mais uma parceria entre a Seduc e a Secma

Ainda na Região Tocantina, a comitiva da Educação entregou a reforma do Farol do Saber Taynara Aguiar, localizado no bairro Mutirão, em João Lisboa. A entrega dá continuidade às ações do Programa Escola Digna, e é mais uma parceria entre a Seduc e a Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A cerimônia de inauguração foi marcada por emoção e agradecimento. Em depoimento, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou a homenagem feita à estudante Taynara Aguiar, que faleceu em 2009 e dá nome ao Farol do Saber.

“Eu não posso deixar de me dirigir à família da homenageada, que empresta o seu nome para esse prédio público. Todas as pessoas que passarem por essa biblioteca em João Lisboa vão ter no mínimo a curiosidade de saber quem foi Taynara Aguiar e toda essa história que foi aqui contada será lembrada para sempre por todas que vierem daqui para frente. Essa é uma homenagem de João Lisboa e do Maranhão”, expressou Camarão.

Desde que foi inaugurado, em 2010, o prédio do Farol do Saber Taynara Aguiar não passava por uma reforma. Agora a população pode comemorar a transformação do espaço, que possui conforto e segurança para os usuários da biblioteca, que tem acervo diversificado de autores brasileiros e estrangeiros, contabilizando mais de 300 títulos.

Dilma Aguiar, mãe de Taynara, falou emocionada sobre a homenagem feita à filha. “Eu me sinto feliz porque Taynara Aguiar foi lembrada e a família Aguiar joão-lisboense agradece muito a homenagem feita a minha filha, dando o seu nome à biblioteca. Estou muito emocionada”, disse.

O investimento para a reforma do prédio foi da ordem de R$ 180.324,25, que possibilitou a realização de serviços de esquadria, cobertura, forro de PVC, instalações elétricas, revestimentos, louças e acessórios, pintura geral, paisagismo, dentre outros serviços. O prefeito de João Lisboa, Vilson Soares expressou alegria pela inauguração do equipamento de educação e cultura.

“Estamos recebendo com muita alegria a entrega do Farol do Saber, uma parceria entre o município e o Governo do Estado, através da Seduc. Uma obra importante, que foi reformada para oferecer à nossa juventude um espaço de produção de conhecimento. Fico feliz pela parceria e agradeço ao governador Flávio Dino, ao secretário Felipe Camarão e ao secretário de Cultura, Anderson Lindoso, no apoio desse projeto”, declarou o prefeito.

A gestora da Unidade Escolar Aldenor Arruda, Aldecimar Monteiro Melo, também agradeceu ao Governo pela inauguração. “Aproveito esse momento e parabenizo o Governo do Estado e o nosso prefeito por ofertar para a nossa comunidade escolar uma obra tão importante como essa”, comentou.

O secretário municipal de Cultura de João Lisboa, Caio César Lima, agradeceu ao Governo do Estado pela reforma do Farol e fez questão de lembrar que o novo equipamento é um espaço público cultural, que ajudará no fortalecimento da educação, beneficiando milhares de estudantes, professores e pessoas, tanto da cidade quanto de povoados vizinhos.

“Hoje é um dia de muita festa e gratidão ao Governo do Maranhão por ter revitalizado o sonho de nossos jovens e crianças aqui de João Lisboa, através dessa obra belíssima do Farol do Saber. Somos todos gratos ao governo por transformar o Maranhão e João Lisboa por meio da educação”, concluiu.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo e Letícia Pinheiro
Fotos: Cinaldo Oliveira e Lauro Vasconcelos
19/11/2021

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI