21/12/2021 4:24 pm

Maranhão celebra os 100 anos de Paulo Freire com publicação alusiva do educador

Está disponível para download o livro digital: “Paulo Freire – Um sujeito que amou profundamente o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, as águas, a vida”.

A publicação foi concebida como forma de apresentar Paulo Freire, patrono da educação brasileira, e suas ideias aos estudantes do Ensino Médio do Maranhão. O texto reconta a vida e a obra do grande educador, filósofo, cientista e gestor que inspira o Brasil e o mundo com seus ideais de educação democrática, inclusiva, emancipadora e socialmente justa.

Kathia Dudyk, coordenadora geral do Projeto Trilhos da Educação, avalia: “o legado de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, esteve presente desde a concepção do projeto, por este motivo, é uma honra poder divulgar finalmente esta publicação”.

A publicação é um dos marcos das comemorações do Centenário Paulo Freire no estado e aborda quem foi Paulo Freire, sua história, alguns dos seus principais conceitos e traz ainda o capítulo sobre “como perceber a presença do pensamento de Paulo Freire na minha escola”.

Angela Biz Antunes e Paulo Roberto Padilha, diretores pedagógicos do Instituto Paulo Freire, destacam que o Estado do Maranhão tem celebrado o centenário de Paulo Freire criando tempos e espaços de fortalecimento da educação humanizadora, transformadora, emancipadora. “Paulo Freire nos ensina e construir a “educação como prática da liberdade”, para “brigar por mais justiça”. Paulo Freire Sim! Paulo Freire vive!”, reforçaram.

O material, organizado pelo Instituto Paulo Freire, é um dos resultados da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) e a Flacso Brasil, com o apoio da Vale, no âmbito do Projeto Trilhos da Educação.

“O atual contexto de Pandemia nos trouxe vários desafios, no contexto educacional nos deparamos com novas metodologias de ensinar e aprender; diante a estas provocações, a palavra ESPERANÇA se tornou uma constante em nossos dias, mais do que nunca nos voltamos para o Mestre Paulo Feire, que sempre nos impulsionou a levantar, ir atrás, construir, não desistir e a educar com diálogo e amor”, concluiu Nadya Dutra, secretária Adjunta da Seduc.

Acesse agora mesmo o livro digital: http://bitly.com/publicacoestrilhos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI