3/05/2022 11:37 am

Maranhão dá início às conferências preparatórias para a COMAE – 2022

“Os profissionais da educação têm lutado arduamente ao longo desses anos para terem as conquistas que nós tivemos, até agora, na educação brasileira. E todas as conquistas que aqui tivemos, seguramente, foram fruto da luta dos profissionais da educação, dos estudantes e de todos aqueles que fazem esse movimento propositivo para que a educação avance. Nós tivemos avanços significativos nesta última década, mas não podemos parar, como diz o nosso governador Carlos Brandão, que manda um abraço fraterno a todos e todas que nos assistem, e ao assumir o Governo, ele deixou muito claro a prioridade da educação e da continuidade das políticas públicas estruturantes, como o Escola Digna, com todas as ações que contempla, como as Escolas de Tempo Integral”. Com esta fala, a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, abriu, na segunda-feira (2), a Conferência Intermunicipal Livre de Educação da Região dos Cocais, que reuniu 16 municípios das Unidades Regionais de Educação de Caxias, Codó e Timon.

Durante a abertura, a secretária ainda destacou: “É preciso a gente entender que a continuidade é importante; nenhum sistema do mundo avançou sem continuidade. E isso já nos ensinavam os pioneiros da educação lá em 1930, quando diziam que: ‘Nem um esforço vale a pena se não tiver continuidade de ação’. É importante que sigamos nesse passo, e essas conferências são fundamentais para isso”, ponderou.

Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Fórum Estadual de Educação realizará 14 Conferências Intermunicipais Livres de Educação, que trazem o tema: “Estado Democrático de Direito e Defesa da Educação Pública, Laica, Inclusiva, com Qualidade Social”. As conferências têm por objetivo mobilizar a sociedade maranhense em um amplo debate que contribua para a construção da Política Nacional de Educação.

Conferência reúne representantes do poder público e sociedade civil

A conferência, que pela primeira vez aconteceu de forma virtual, pelo canal da Seduc, no YouTube e pela Plataforma da UEMANET, contou com a participação de movimentos sociais, pais, estudantes, profissionais e entidades que atuam na área de educação, de forma representativa, por meio de delegados eleitos ou indicados nas Conferências Municipais de Educação.

A Palestra Magna, com o tema da conferência “Estado Democrático de Direito e defesa da Educação Pública, Laica, Inclusiva, com Equidade e Qualidade Social” e o lema: “Educação Pública e Popular se Constrói com Democracia e Participação Social, Nem Um Direito a Menos e em Defesa do Legado de Paulo Freire”, foi proferida pelo professora Andressa Pellana, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Na Plenária Inicial houve a apresentação, leitura e homologação do Regimento da Conferência Intermunicipal. De cada uma das 14 conferências, sairão propostas que serão encaminhadas para debate e aprovação na Conferência Maranhense de Educação (COMAE–2022).

Professores discutem proposições para a COMAE

As Conferências Intermunicipais Livres, que seguem até o dia 23 de junho, quando será realizada a Conferência Intermunicipal Livre de Educação da Região Campos e Lagos, são consideradas etapas preparatórias para a COMAE, que acontecerá em julho deste ano, sob a coordenação geral do Fórum Estadual de Educação (FEE/MA), em parceria com a Seduc e a UEMA. Este ano a COMAE traz o tema: “Estado Democrático de Direito e defesa da Educação Pública, Laica, Inclusiva, com Equidade e Qualidade Social”.

Vale destacar que, por sua vez, a COMAE é preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Educação (CONAE–2022), que será realizada em novembro de 2022, sob coordenação do Fórum Nacional de Educação (FNE). A CONAE terá como eixo principal o tema: “Equidade, Qualidade e Inclusão: Compromisso com a educação”.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação